Debate

Orcas atacam embarcações na Europa e causam perplexidade: ‘Foi assustador’

Redação Hypeness - 01/12/2020

O verão de 2020 foi mais atípico na costa da Espanha e de Portugal do que o do resto do hemisfério norte. Desde o último mês de julho até agora, um grupo de baleias tem agido de forma estranha ao atacar embarcações de diversos tipos na região. Com ao menos 40 relatos semelhantes, pesquisadores investigam o que tem levado as orcas a fazerem isso. 

Mergulhador é engolido por baleia e diz: ‘abriu a boca para me cuspir’; veja vídeo

Baleia orca, conhecida também como baleia assassina.

Não me assusto facilmente, mas aquilo foi assustador”, lembra o capitão David Smith, que comandava um catamarã que ia da França para Gibraltar, em uma entrega comercial. “Acho que eram seis ou sete animais, mas parecia que os mais jovens, os menores, eram os mais ativos. Pareciam mirar o leme, e o timão simplesmente começava a girar muito rápido toda vez que havia um impacto”, conta. 

O ataque das baleias ao barco em que ele estava aconteceu em outubro, na costa de Portugal. Sem saber o que fazer para que os animais fosse embora e com apenas o telefone via satélite para se comunicar, David foi orientado pela guarda-costeira a desligar os motores e esperar que os animais se acalmasse. Depois de cerca de duas horas com medo de que as seguidas batidas no casco quebrassem o barco, os barulhos pararam.

A baleia mais solitária do mundo não tem família, não pertence a um grupo, nunca teve um parceiro

As baleias orcas sempre habitaram essa região do Atlântico. Ali, elas se alimentavam de uma espécie de atum conhecida como atum-rabilho e seguiam em direção ao mar Mediterrâneo para se reproduzir. Atualmente, a estimativa indica que 60 animais do tipo vivam por ali e pouco se sabe sobre o motivo pelo qual eles estão agindo dessa forma. 

No início eu simplesmente não acreditei. Essas baleias assassinas estão sempre curiosas sobre os barcos e vão se aproximar deles. Mas tocá-los e causar estragos? Eu pensava que as pessoas só estavam com medo e interpretavam mal o que estava acontecendo”, diz Ruth Esteban, cientista que trabalha no Museu da Baleia da Madeira, em Portugal.

Grupo de baleias orcas surge na superfície.

Quem assistiu “Free Willy” sabe: cada baleia tem um formato diferente de sua barbatana dorsal. Essa espécie de “impressão digital” ajudou os cientistas a identificarem algumas baleias presentes em mais de um ataque. Três espécies de machos jovens estavam na maioria dos eventos que acometeram as embarcações. Eles são conhecidos como Gladis Negra, Gladis Cinza e Gladis Branca. Este último, inclusive, aparentava ter um ferimento na cabeça possivelmente feito por uma hélice de um barco.

O machucado fez com que a internet e até veículos de imprensa levantassem a possibilidade das baleias estarem se vingando. No entanto, cientistas rechaçam essa hipótese. Apesar da falta de conclusões absolutas, uma convicção entre eles é a de que os animais estavam apenas brincando. 

Mergulhador capta em fotografias o momento raro do sono das baleias

Elas sempre parecem mirar o leme, e eu acredito que isso acontece porque é a parte móvel do barco. Em alguns casos, elas podem mover o barco inteiro com ele. Nós vemos em alguns vídeos o barco girando quase 180 graus. Se elas percebem que têm o poder de mover realmente grande, talvez isso as tenha impressionado”, explica Ruth. 

Mesmo que os animais estejam apenas se divertindo, a brincadeira é um tanto perigosa para quem está nas embarcações. As baleias costumam ter entre quatro ou cinco toneladas e têm força o suficiente para derrubar os barcos. Isso levou a guarda costeira de Portugal a proibir que certos barcos naveguem onde os ataques foram registrados. 

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
WhatsApp: você tem até o dia 15 para aceitar os termos