Viagem

Os incríveis ‘castelos de areia’ coloridos na ‘Ilha Arco-Íris’, no Irã

Vitor Paiva - 18/12/2020 | Atualizada em - 05/03/2021

A outra ponta do arco-íris fica no golfo pérsico, ao sul do Irã – mais precisamente na ilha Hormuz, onde as areias multicoloridas trouxeram ao incrível cenário praieiro local o apelido inevitável: Hormuz também é conhecida como a “Ilha Arco-Íris”, e por isso o local se tornou atração turística. Foi inspirado em tal cenário natural que o escritório ZAV de arquitetura criou a série de construções em cúpula chamada Presence in Hormuz (Presença em Hormuz, em tradução livre): a ideia é reunir na beira da praia espaços culturais, acomodações, casas, igrejas, cafés, e mais – tudo em um complexo tão multicolorido quanto as areias locais.

E não por acaso as construções parecem de fato castelos de areia, em tons de verde, amarelo, azul e vermelho – e a ideia é que o local seja não só uma atração, mas uma verdadeira mudança econômica para a região.

“Os moradores dessa linda, turística e estratégica ilha estão sofrendo economicamente, numa região cheia de atividades ilegais e tráfico marítimo”, comentou um dos arquitetos. A ideia, portanto, é revigorar a economia local através da novidade.

A construção foi realizada utilizando uma técnica chamada “SuperAdobe”, desenvolvida pelo arquiteto iraniano Nader Khalili. A técnica consiste no empilhamento de sacos de areia amarrados, e depois fixados com estabilizadores como cimento ou asfalto.

Dessa forma, a construção se faz barata, acessível, com mão de obra e técnica local, em resultado mais parece uma obra de arte de areia, e que ética e esteticamente se integra perfeitamente à ilha – e ao arco-íris.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Conheça Elena Erkhova, a senhora que aos 91 anos rodou o mundo sozinha