Reverb

Os melhores filmes sobre músicos famosos

Redação Hypeness - 23/12/2020 | Atualizada em - 04/01/2021

Infelizmente, a circunstâncias do avanço do novo coronavírus (Covid-19) pelo mundo tem feito parte de nós a permanecer em casa. A quarentena — obrigatória em alguns países — é essencial para que o vírus diminua seu percentual de contágio e afete cada vez menos pessoas. Já que vamos ficar um bom tempo dentro de casa, que tal aproveitar para pôr sua lista de filmes em dia? Melhor ainda: que tal assistir filmes que contam a história de personalidades da música?

Cena do filme ‘Elis’

Com o enorme sucesso da cinebiografia do Queen“Bohemian Rhapsody”, em 2018, e os recentes “Rocketman”, sobre Elton John, e “Judy — Muito Além do Arco-Íris”, sobre Judy Garland (que rendeu um Oscar de melhor atriz para Renée Zellweger) ficou no ar a vontade de mergulhar no que o cinema tem de melhor a oferecer sobre a vida desses astros. Na impossibilidade de escolher apenas dez deles, reunimos todos o que consideramos imperdíveis. Está tudo dividido em categorias, com os devidos motivos pelos quais você deveria assisti-los.

Para saber em quais serviços de streaming eles estão disponíveis, o Reverb recomenda o uso do aplicativo “Just Watch”, que te ajuda a localizar filmes nas plataformas de acordo com o país em que você está. Prepare a pipoca e vamos lá (e que isso tudo passe logo, logo!)

FILMES E SÉRIES SOBRE RAPPERS

‘Straight Outta Compton: A História do N.W.A.’ (2015)
O longa é dirigido pelo experiente F. Gary Gray, que já fez clipes para grandes nomes dohip-hop americano: Ice Cube, Queen Latifah, TLC, Dr. Dre, Jay-Z e Mary J. Blige. A biopic sobre o grupo N.W.A. é ótima e os atores são extremamente parecidos com os personagens reais, o que torna tudo ainda mais fiel. Aliás, o filho do Ice Cube, O’Shea Jackson Jr., interpreta o próprio pai no longa.

‘Unsolved’
Disponível na Netflix, fala sobre os crimes envolvendo a morte de Notorious B.I.G. eTupac Shakur. Você pode escolher assistir aos dez episódios do programa, ou procurar por conta própria assistir às biopics dos rappers: Notorious B.I.G. — Nenhum Sonho é Grande Demais, de 2009, e All Eyez on Me, de 2018.

‘8 Mile — Rua das ilusões’ (2002)

Depois da cerimônia do Oscar 2020, um monte de gente deve ter ficado com vontade de reassistir (ou assistir pela primeira vez) ao filme que conta a história do rapper americano Eminem. Aliás, o música interpreta ele mesmo no longa. Não é o máximo? Foi a primeira vez dele atuando para valer.

LONGAS SOBRE MÚSICOS BRASILEIROS

‘Elis’ (2016)
Se tem uma coisa que ocinema brasileiro sabe produzir bem são cinebiografias de músicos. E que bom, viu? São muitas histórias incríveis para a gente se emocionar e cantar junto. Uma das mais incensadas é o filme “Elis”, de 2016, sobre a pimentinha, nossa grande Elis Regina.

Tim Maia’ (2014)
Chama o síndico! O filme sobre Tim Maia (com Babu Santana no papel principal!) é baseado na biografia escrita por Nelson Motta. O livro é melhor que o filme, sejamos honestos. Mas, mesmo assim, é uma experiência e tanto.

‘Cazuza – O Tempo Não Para’ (2004)
A cinebiografia de Cazuza traz o ator Daniel de Oliveira no papel do eterno líder do Barão Vermelho com toda a dignidade possível. Uma das melhores biopics feitas pelo cinema nacional.

‘Dois Filhos de Francisco’ (2005)
Sucesso absoluto de bilheteria, “Dois Filhos de Francisco” narra a trajetória de uma das maiores duplas do sertanejo: Zezé Di Camargo e Luciano. Trata-se de um filme belíssimo e muito emocionante — que passa toda hora na “Sessão da Tarde”. Ponto positivo.

‘Somos Tão Jovens’ (2013)
“Somos Tão Jovens” é basicamente sobre a Legião Urbana e seu líder, Renato Russo. Tem também Faroeste Caboclo, lançado no mesmo ano, sobre a famosa música do grupo.

‘Noel — Poeta da Vila’ (2006)
O filme sobre Noel Rosa, poeta de Vila Isabel, bairro na Zona Norte do Rio de Janeiro, além de contar a história do grande sambista brasileiro, traz um detalhe interessante: o roqueiro Supla atuando.

‘Maysa: Quando Fala o Coração’ (2009)
“Maysa: Quando Fala o Coração” é, na verdade, uma minissérie produzida pela TV Globo, mas a gente coloca aqui também porque é um trabalho incrível sobre a vida da cantora brasileira. A emissora carioca, aliás, tem diversos outros programas sobre músicos brasileiros, como “Dalva e Herivelto: Uma Canção de Amor”, com Fábio Assunção e Adriana Esteves como protagonistas.

FILMES SOBRE ESTRELAS DO ROCK

‘The Runaways — Garotas do Rock’ (2010)
Kristen Stewart Dakota Fanning interpretam as incríveis Joan Jett e Cherie Currie em “The Runaways — Garotas do Rock”. Mulheres no rock, oh yeah, baby!

‘Não Estou Lá’ (2007)
“Não Estou Lá” é uma obra-prima sobre a vida deBob Dylan. Detalhe: o cantor é interpretado por seis atores diferentes, cada um representando uma de suas fases da vida. O elenco é “fraco”: tem Cate BlanchettMarcus Carl FranklinBen WhishawHeath LedgerChristian Bale e Richard Gere. Só talento!

‘Sid & Nancy — O Amor Mata’ (1986)
Você gosta de cultzera? Então vá assistir a “Sid & Nancy — O Amor Mata”, de 1986, filme sobre o baixista do Sex Pistols e sua namorada, Sid Vicious e Nancy Spungen.

‘Bohemian Rhapsody’ (2018)
“Bohemian Rhapsody” não levou o Oscar de melhor filme em 2019, mas deu o prêmio de melhor ator a Rami Malek, que fez uma atuação brilhante de Freddie Mercury. Aliás, aproveita o embalo e vem vernossa lista especial sobre curiosidades do filme.

‘Johnny & June’ (2005)
Outro filme que não poderia ficar de fora desta lista é “Johnny & June”, de 2005. O longa rendeu o Oscar de melhor atriz a Reese Witherspoon (June Carter). Já Joaquin Phoenix (Johnny Cash) foi indicado ao prêmio de melhor ator.

‘The Beach Boys: Uma História de Sucesso’ (2014)
“The Beach Boys: Uma História de Sucesso”, filme sobre a banda de rock californiana, foi indicado a dois Globos de Ouro. Com um ótimo elenco, ele retrata o dia a dia do grupo em um longa emocionante.

‘Os Cinco Rapazes de Liverpool’ (1994)
Antes de osBeatles serem os Beatles, eles eram apenas cinco rapazes comuns de Liverpool, cidade na Inglaterra. O filme ‘Os Cinco Rapazes de Liverpool’ narra exatamente essa parte da história, sobre como foi o início da carreira dos fab four.

‘Rocketman’ (2019)
“Rocketman”, a biografia deElton John, rendeu ao artista britânico e seu parceiro de composição, Bernie Taupin, um Oscar de melhor canção original por “(I’m Gonna) Love Me Again”. O filme, dirigido por Dexter Fletcher, tem uma pegada meio surrealista e é repleto de figurinos incríveis.

FILMES SOBRE ÍCONES DO JAZZ, SOUL E R&B

‘Ray’ (2004)
Por seu papel como o pianista Ray Charles em RayJamie Foxx levou o Oscar de melhor ator. O longa, aliás, conta com um elenco incrível, com Kerry WashingtonRegina King e Terrence Howard. Vale cada segundo!

‘A Vida de Miles Davis’ (2015)
Don Cheadle é o trompetista Miles Davis em “A Vida de Miles Davis”, de 2015. Precisa dizer mais alguma coisa?

‘Dreamgirls — Em busca de um sonho’ (2006)
“Dreamgirls — Em busca de um sonho” é daquelas obras que assistimos não só pela história inspirada pela Motown e as Supremes, mas também pela atuação de Jennifer Hudson, que levou o Oscar de melhor atriz coadjuvante, naquele ano, e porque tem Beyoncé atuando.

‘Get on Up — A História de James Brown’ (2014)
“Get On Up — A História de James Brown”, de 2014, não é um filme muito famoso, mas deveria. Dirigido por Tate Teylor, ele conta com Chadwick Boseman, o Pantera negra, no papel de James Brown e, ainda, Viola Davis no elenco.

‘Tina’ (1993)
“Tina” é lição de casa obrigatória nesta lista. O filme narra a incrível história de Tina Turner e como ela se livrou do relacionamento abusivo com o ex-marido, Ike Turner. Com Angela Bassett e Laurence Fishburne nos papeis principais.

FILMES SOBRE MÚSICOS DE LÍNGUA NÃO INGLESA

‘Piaf — Um Hino ao Amor’ (2007)
“Piaf — Um Hino Ao Amor” rendeu a Marion Cotillard o Oscar de melhor atriz. Ela é a única artista francesa a vencer o prêmio. O filme conta a história da vida da cantora Edith Piaf, um dos maiores nomes da música na França.

‘Selena’ (1997)
Em “Selena”, a cinebiografia de Selena Quintanilla, a cantora é interpretada por Jennifer Lopez. Com uma história de vanguarda na popularização da música latina nos Estados Unidos, país onde nasceu, a trajetória da artista foi marcada por uma carreira de sucesso, porém breve. Ela foi assassinada aos 23 anos por uma amiga e ex-funcionária.

‘O Pianista’ (2002)
Apesar de ser uma obra de Roman Polanski, cineasta polêmico (para dizer o mínimo), vale a pena assistir a “O Pianista”biopic de Wladyslaw Szpilman e sua incrível história durante a Segunda Guerra Mundial. O longa ganhou três prêmios no Oscar, incluindo melhor ator para o protagonista Adrien Brody.

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.

Especiais