Reverb

Ouça a música magnética que a Terra ‘canta’ ao ser atingida por uma tempestade solar

por: Redação Hypeness

Um time de cientistas da ESA (Agência Espacial Europeia) conseguiu captar uma “sinfonia” incrível produzida pela própria natureza e totalmente desconhecida dos seres humanos. Trata-se do “som” que a Terra faz quando é atingida por uma tempestade solar — ou geomagnética — (ouça abaixo). Essa “música” foi descoberta através de dados da missão espacial Cluster. Legal, né?

Telescópio mostra as imagens mais detalhadas já vistas da superfície do sol

Você deve estar se perguntando: como acontece o “canto” do planeta? Pois bem, ele é gerado a partir de uma perturbação temporária da magnetosfera — área em torno de um corpo celeste que sofre influência de um campo magnético —, causado por uma onda de choque do vento solar ou nuvem magnética que interage com o campo magnético da Terra.

Nasa libera time-lapse primoroso de 10 anos de observação do Sol

Para criar a gravação, a equipe internacional de cientistas analisou duas décadas de dados da missão Cluster — que enviou quatro sondas para orbitar o planeta a partir de 2001. Deste ano até 2005, uma das sondas passou por seis colisões. Graças a esse fenômeno, podemos escutar a “música” da Terra em 2019.

Imagens inéditas de sonda da Nasa mostram ‘fogueiras’ na superfície do Sol

Neste estudo, os pesquisadores também descobriram que o planeta não fica “quieto” quando não está interagindo com nenhuma tempestade. Na verdade, a Terra canta sozinha, sem a ajuda de ninguém, mas em uma frequência bem mais baixa e menos complexa do que quando está sendo atingida por ventos solares ou nuvens magnéticas.

O líder do estudo da ESA, para nossa felicidade, foi uma mulher. Trata-se da astrofísica Lucile Turc, da Universidade de Helsinque, na Finlândia. Ela e seu time publicaram o artigo sobre a “música” da terra na revista científica “Geophysical Research Letters”, no dia 18 de novembro.

Publicidade

Destaques: Getty Images // Foto 1: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Especiais



X
Próxima notícia Hypeness:
Phillip Long, o ‘Bob Dylan paulista’ que vive da música com dinheiro que recebe do Spotify