Design

Por dentro de um bunker de sobrevivência de luxo de 3 milhões de dólares

por: Vitor Paiva

Muitas preocupações que até o ano passado poderiam parecer um tanto paranóicas ou mesmo delírios dignos de filme de ficção científica, em 2020 se mostraram mais próximas da realidade do que gostaríamos de supor – e pensamentos apocalípticos se tornaram mais corriqueiros do que poderíamos imaginar. Assim, a ideia de um imenso bunker subterrâneo no ano atual deixou de ser a mais completa maluquice para se tornar o desejo imobiliário de muita gente – contra a pandemia, mas também contra uma eventual invasão alienígena, o apocalipse zumbi ou, vai saber, finalmente o meteoro – é 2020, afinal.

A entrada do Bunker

Por isso, o site Bored Panda registrou como de fato é um desses abrigos debaixo da terra. Mas não se trata de qualquer bunker, e sim o mais luxuoso que se tem notícia. Localizado ao norte de Wichita, no estado do Kansas, nos EUA, e intitulado The Survival Condo Project – algo como O Projeto Condomínio de Sobrevivência – o exato endereço do Bunker é mantido em segredo.

O terreno que cobre o local

Capaz de receber 12 famílias ou até 75 pessoas em seus quase 2 mil metros quadrados divididos em 15 andares – com direito a elevador, cinema, um armazém geral, confortos essenciais como máquinas de lavar, fogão e geladeira para cada apartamento, segurança, piscina, academia, salas de convivência, parques artificiais para animais, biblioteca, salão de jogos, paredes para escalada e um centro médico devidamente equipado – além, é claro, em se tratando dos EUA, um espaço para treino de tiro.

Parte do salão de jogos

O armazém geral

Cinema

Sala de segurança

A piscina do Bunker

Detalhe da academia

Um dos salões de convivência

O bunker é cortado por corredores que parecem de estações de metrô

Espaço para prática de tiro

Detalhe do Salão de jogos

O espaço – que originalmente foi construído como um paiol para mísseis do governo americano durante a Guerra Fria – é de tal forma estruturado que é possível manter sua máxima lotação devidamente abastecida por 5 anos sem que ninguém precise pisar do lado de fora. São 3 fontes de energia gerais, 3 fontes de água, sistema de filtragem, de plantação hidropônica – tudo para manter o bunker funcionando de forma autônoma. Proteger-se do fim do mundo é, no entanto, privilégio bastante caro: entre apartamentos de meio andar e apartamentos de andar inteiro, os preços flutuam entre 1,5 e 4,5 milhões de dólares – entre 7,8 e 23 milhões de reais. Como se não bastasse, a cobrança mensal de condomínio do The Survival Condo Project é pequena fortuna de 5 mil dólares – em torno de 26 mil reais.

Detalhes dos apartamentos

O elevador do Bunker

O local ainda em construção

As fontes de energia são sustentáveis e variadas por segurança

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
Seleção mostra vibradores tão luxuosos que se confundem com peças de arte ou joias