Debate

Prefeita eleita aos 32 anos é ameaçada de morte após ataques racistas: ‘Prestei depoimento na polícia’

Redação Hypeness - 02/12/2020

A prefeita eleita da cidade de Bauru, Suéllen Rosim (PATRIOTA), de 32 anos, está sofrendo com ataques racistas. Como se não bastasse, a mandatária recebeu ameaças de morte após denunciar as falas preconceituosas de seus opositores políticos. Na última segunda-feira, a ex-jornalista da TV TEM e próxima chefe do executivo da maior cidade do centro-oeste paulista expôs conversas de teor racista mantidas em grupos de oposição no WhatsApp.

“Cara de favelada” e “gente de cor não tem competência”foram alguns do inslutos racistas e covardes contra Suéllen Rosim.  Por meio de suas redes sociais,  a primeira mulher prefeita de Bauru resolveu abrir o jogo sobre os ataques e anunciou que irá tomar as medidas judiciais cabíveis para punir os criminosos.

– Mulher negra eleita prefeita aos 32 anos sofre com ataques racistas e covardes: ‘Cara de favelada’ 

Prefeita eleita pela cidade de Bauru, Suellen tem sofrido diversas ameaças racistas nas redes sociais. Ela é do Patriota, partido de extrema-direita, de Cabo Daciolo.

Em mensagens divulgadas nas redes sociais, apoiadores de seu adversário político no pleito municipal fizeram diversas acusações racistas. No que aparenta ser um grupo de zap, um racista diz que “não podemos eleger aquela mulher com cara de favelada para ser nossa prefeita. Essa gentinha irá afundar Bauru”.

Não tenho nada contra, mas essa gente de pele escura, com cara de marginal administrado essa cidade, será o fim”, continua. Depois, uma mulher ainda diz que “essa gente de cor, representada por essa tal de Suéllen, não vai saber administrar a cidade, não tem competência”, completa

– Joinville elege 1ª vereadora negra que rapidamente se torna alvo de racismo e ameaças de morte

Foi após a publicação dessas mensagens, na última segunda-feira (30), que mais acusações racistas e ameaças de morte foram enviadas à candidata do Patriota. Suéllen fez uma live na noite de terça (1) para dar mais detalhes do que aconteceu, tranquilizar seus mais de 80 mil eleitores e garantir que irá buscar seus direitos na Justiça.

[Foram] ameaças bastante pesadas, mas eu apresentei tudo para a polícia. Fiz a denúncia e acredito muito no trabalho que eles vão desempenhar para tentar descobrir quem são essas pessoas, se é uma pessoa só que está fazendo tudo isso, se são várias pessoas. Nós não sabemos ainda”, disse. “Denunciei não só por ser importante mas porque eu represento muitas pessoas que, quem sabe, não tenham a mesma voz que eu tenho hoje”, explicou. O racismo, embora não pareça, é crime inafiançável.

– Candidatos negros terão financiamento proporcional em luta contra racismo na política

Confira o vídeo da prefeita eleita de Bauru:

Suéllen Rosim recebeu solidariedade de políticos de todos os que estão comprometidos no combate ao racismo:

1.

2.

3.

4.

 

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.