Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Quando decidiu fotografar a população de origem indígena do estado do Novo México, nos EUA, o fotógrafo Craig Varjabedian tinha como objetivo registrar a cultura e trazer um pouco de um passado glorioso para o presente. O resultado, no entanto, de seu ensaio foi além de simplesmente tornar em imagem as marcas e traços nativos – e acabou também por registrar o próprio laço criado entre o artista e seu objeto: como uma verdadeira colaboração, o trabalho mostra que uma foto é feita de muito mais do que somente uma câmera apontada para uma direção.
Para Varjabedian, se empatia já era palavra-chave em seu trabalho, além de seu próprio interesse profundo sobre a cultura nativa estadunidense esse ponto de encontro se deu também a partir da sua própria história familiar: seu avô fugiu do grande Genocídio Armênio, uma das grandes tragédias do início do século XX, em evento que provocou forte impacto em sua concepção familiar. Assim, para ele a conexão com a história de perseguição e massacre vivida pelos nativos dos EUA não era somente um gesto empático – era similar à sua história.
“Para alcançar o que eu acredito ser um retrato bem sucedido, é necessário se conectar de algum modo com a pessoa sendo fotografada”, afirmou o fotógrafo à reportagem do site Bored Panda. “A confiança pode ser estabelecida, mas leva tempo. Eu genuína e profundamente me importo com as pessoas que fotografo, e acredito que isso surge durante nossa interação inicial. Conversamos e dividimos histórias e descobrimos pontos em comum – e assim o respeito se estabelece”, concluiu.
O resultado de seu encontro com nativos de diversas etnias originárias do país foi reunido no livro “Light of the Great Mistery” (Luz do Grande mistério, em tradução livre), que pode ser adquirido aqui.
Publicidade
Segundo a polonesa Elwira Kruszelnicka, tudo em sua vida se tornou mais rico depois que ela conheceu a fotografia. A...
Quando Laerte procurou o fotógrafo Rafael Roncato para fazer algumas fotos de divulgação, no final de 2012, ela...
Vivemos em uma sociedade imagética e, em tempos de redes sociais esta característica fica ainda mais acentuada. A...
A vida na prisão é um mistério para quem está do lado de fora. Diversos escritores, músicos e cineastas já...
Lidar com a morte de um parente querido é uma tarefa difícil para qualquer um. Entretanto, algumas vezes são as...
Ninguém disse que a adolescência seria fácil. Mesmo assim, ela pode ser ainda mais difícil para aqueles jovens que...
A Sérvia é um destino ainda pouco explorado na Europa. É comum ver dicas em sites de viajantes dizendo que não...
A Reuters, como a maioria de vocês provavelmente sabe, é uma enorme agência de notícias internacional e seus...
Sabe aquele momento em que você não está nem dormindo, nem acordado? Geralmente acontece logo que o despertador...