Ciência

Promotores de SP querem ‘furar fila’ de prioridade na vacinação contra a covid-19

por: Redação Hypeness

Com a justificativa de “atividade funcional da carreira”, promotores do Ministério Público de São Paulo pediram para serem integrados em uma das primeiras etapas prioritárias da vacinação contra a covid-19. O requisito de inclusão da categoria foi feito pelo promotor Roberto Barbosa Alves, em carta assinada por outros colegas, em reunião do Conselho Superior do Ministério Público. A solicitação consta em ata divulgada no site do órgão, dia 24 de novembro, segundo informação antecipada pelo jornal Brasil de Fato e confirmada pela Folha.

De acordo com trecho lido na reunião, a carta destaca que “não é uma questão de egoísmo em relação a outras carreiras, mas tendo em vista notadamente os colegas do primeiro grau, que trabalham com audiências, atendimento ao público e outras atividades em que o contato social é extremamente grande e faz parte do nosso dia a dia”.

– Por que a vacina para a Covid-19 não vai fazer a vida voltar ao normal num passe de mágica

A intenção era que o texto, apresentado pelo conselheiro Arual Martins, fosse encaminhado para o Comitê da Covid-19 do Governo de São Paulo.

Promotores de SP querem ‘furar fila’ de prioridade na vacinação contra a covid-19

– Coronavírus: biomédica baiana integra grupo de Oxford por vacina contra covid-19

Já o procurador-geral de Justiça, Mário Luiz Sarrubbo, afirmou em resposta que poderia “pessoalmente se empenhar em apresentar esse pleito ao governo do estado”. Ele disse ainda ter recebido a notícia de que a vacinação seria direcionada inicialmente para a população mais vulnerável, como idosos e profissionais de medicina, em reunião com o governador João Doria (PSDB) no dia anterior.

O Ministério da Saúde determinou que a vacinação contra a novo coronavírus no Brasil terá quatro fases. A primeira será direcionada aos profissionais da saúde, idosos a partir de 75 anos, população indígena e quem tem mais de 60 anos e viva em asilos ou instituições psiquiátricas. Não há qualquer menção ao antecipamento da vacinação de promotores que não se enquadrem nas regras determinadas pelo governo federal. 

– Covid-19 pode envelhecer o cérebro em até 10 anos, aponta pesquisa

O MP-SP se manifestou por meio de nota dizendo estar “certo de que as autoridades sanitárias de São Paulo e do Brasil definirão o cronograma de aplicação da vacina contra o novo coronavírus com base em critérios científicos, priorizando a imunização das parcelas da população mais vulneráveis à Covid-19, tanto do ponto de vista médico quanto social”. O cronograma, afirma, será acatado pela instituição, segundo informações da Folha.

Apontado como autor nega autoria de pedido 

A BBC Brasil publicou, nesta sexta-feira (4), uma mudança de curso no caso de um pedido de prioridade feito por promotores do Ministério Público de São Paulo. Apontado como autor do requerimento, Roberto Barbosa Alves disse desconhecer qualquer participação na história.

O promotor do MP-SP afirmou à BBC ter sido citado indevidamente na solicitação enviada ao chefe do Ministério Público paulista, o procurador-geral de Justiça Mario Luiz Sarrubbo, em 24 de novembro de 2020, por Arula Martins, que também é membro do Conselho Superior.

“Houve um envolvimento indevido do meu nome nesta situação. Eu não fiz nenhum pedido. Não assinei nenhum abaixo-assinado e desconheço essa situação. E me parece realmente que não existe nenhum pedido. Então eu não sei de onde se tirou isso. Para divulgar numa ata do Conselho e posteriormente na imprensa”, declarou à reportagem da BBC.

Também à BBC, o Ministério Público de São Paulo negou a existência de “solicitação formal por parte de promotores para a sua inclusão nas etapas inciais da vacinação contra a covid-19”. E que “o assunto foi aventado por iniciativa de um membro do Conselho Superior instituição. Todavia, não houve qualquer deliberação acerca do infundado questionamento”, concluiu o órgão, em nota.

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Missões espaciais mais aguardadas do ano incluem pouso em Marte e asteroide duplo