Debate

Psicologia do consumo: por que aceitamos produtos ‘novos’ que têm nomes de outros que já conhecemos?

por: Redação Hypeness

Prepare-se para ouvir algumas verdades: fritadeiras elétricas não são fritadeiras. São equipamentos com pequenos fornos que funcionam como uma grelha e que fazem o ar quente circular muito rápido. Sabe aquela carne vegetal? Não é carne. E nem aquele queijo vegano é queijo. A pergunta a se fazer é: por que não damos nomes novos a coisas novas e apenas reutilizamos nomes antigos?

5 projetos incríveis que provam que é sempre possível ser mais sustentável

Airfryer, a fritadeira elétrica, é um ótimo exemplo de algo novo que ganhou um nome de algo antigo.

A primeira parte da resposta está no fato de que confiamos mais do que já conhecemos. Ao mesmo tempo, gostamos de desbravar novidades e entender aquilo que pode trazer melhorias ao nosso dia a dia. A conjunção perfeita está em algo que lembra aquilo que já gostamos, mas, ao mesmo tempo, é novo. De acordo com uma pesquisa do Instituto de Neurociência Cognitiva da University College London, objetos novos ativam uma área de recompensa do nosso cérebro. 

10 soluções para evitar embalagens e não gerar lixo na hora das compras

A relação com o que já nos é familiar tem a ver com o que psicólogos chamam de “efeito dotação”. Esse fenômeno psicológico basicamente mostra como atribuímos mais valor aquilo que já é nosso ou que relacionamos a algo que temos. Esse sentimento vem de uma relação de vínculo que temos com o que já faz parte da nossa história. O vendedor ou o anunciante da sua “fritadeira elétrica” sabe disso. Não à toa deu a ela um nome que poderia remeter a uma experiência positiva anterior. 

Hambúrguer vegetal vende 6 vezes mais que o esperado e Seara anuncia linha completa

A ideia de algo familiar, porém nova, é como o ditado popular: a união do útil com o agradável. E quanto mais esse produto for exposto a você — em campanhas de marketing — mais você sentirá o efeito das duas nuances. É oferecer ao comprador algo que ele tem curiosidade para conhecer e experimentar, ao mesmo tempo em que confia na bagagem familiar que seu nome carrega. 

Publicidade

Foto 1: Getty Images / Foto 2: Fazenda Futuro


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
William Bonner chama de ‘loucos’ negacionistas da pandemia de covid-19: ‘Mentiras absurdas’