Debate

Rádio é criticada após comentarista sugerir fio dental para jogadoras de futebol

Redação Hypeness - 23/12/2020

Rádio Grenal está sendo duramente criticada após o comentarista Roberto Moure sugerir que jogadoras de futebol utilizem “fio dental”. Em discussão sobre o futebol feminino do Colorado, a rádio transmitiu um show de horrores com diversos comentários de cunho sexista.

– Atlético-MG se manifesta após machismo de mascote em apresentação de jogadora

Comentarista afirma que mulheres deveriam jogar futebol de ‘fio dental’ e não foi demitido ainda

O comentarista Ben-Hur Marchiori afirmava que as jogadores do Internacional de Porto Alegre deveriam utilizar shorts mais curtos, porque elas têm “pernas mais bonitas” que os homens.

“Sugestão para essas meninas, principalmente do Internacional, que querem usar o calçãozinho ali parecendo o Diego Barbosa. Peçam para confeccionar calções mais curtos, que fica horrível o que vocês estão fazendo. Ah! Mas as pernas são mais bonitas que as dos homens, não tenho dúvidas”, disse.

– Ação contra o machismo no futebol tem apenas mulheres em coletiva. Homens assistem na TV

Depois, Roberto Moure fala que elas deveriam usar fio dental. Um outro comentarista pede perdão a Heloíse Bordin, única mulher da mesa. Roberto Moure é chamado de “velho tarado”. Enfim, ouça com seus próprios ouvidos:

A partir daí, diversas críticas começaram a aparecer contra a rádio. Nas redes sociais, outras pessoas relataram assédios que enfrentaram durante participações em programas da GreNal. Outras pessoas pediram a demissão imediata dos comentaristas que fizeram comentários machistas e desrespeitosos ao futebol feminino.

– Comentarista é demitido da Jovem Pan após dizer que ‘mulher deve tomar conta da casa’

A Rádio GreNal não decidiu afastar ou punir quaisquer dos comentaristas envolvidos. Também não foram anunciadas medidas de reeducação ou políticas editoriais contra comentários sexistas dentro da programação. Leia a nota de posicionamento da empresa:

“A rádio Grenal completará nove anos de existência em maio de 2021 e, desde a sua estreia, dirigida por uma mulher, que foi uma das primeiras comunicadoras a cobrir futebol no Brasil, a nossa diretora Marjana Vargas, a rádio Grenal foi a primeira emissora de rádio a contar com uma mulher atuando nas jornadas esportivas como repórter de campo. A rádio Grenal detém o título de primeira rádio FM de transmitir uma partida de futebol com equipe exclusivamente formada por mulheres, o que aconteceu na final do Gaúchão feminino do ano passado. A rádio Grenal é apaixonada pelo futebol e apaixonada pelo respeito e pela igualdade de direitos e oportunidades que devem unir a humanidade”

Publicidade

Fotos: Reprodução/Twitter


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.