Arte

Rapper grava clipe forte em SP para visibilizar representatividade indígena na cidade

Vitor Paiva - 01/12/2020 | Atualizada em - 02/12/2020

Para reforçar a beleza e a representatividade dos povos originários que hoje vivem nas grandes cidades, o rapper indígena wescritor lançou o vídeo da música “EXEMPLO”. Lançado pelo selo Palavrando, da cidade de Santos, o vídeo tem como norte a força e a importância das lutas indígenas em sua mensagem, a fim de combater ideias preconceituosas e ultrapassadas sobre tais povos, em uma produção realizada no centro de São Paulo. “Quis representar as nossas diferenças e ao mesmo tempo mostrar que somos todos iguais. Cada um na sua procura individual mas que, para o todo, todos são importantes, todos sementes”, diz o rapper.

Segundo a divulgação do lançamento, “EXEMPLO” é documento do que o artista chama de movimento “Indigenofuturista”, utilizando novas tecnologias para manter vivas tradições indígenas, se valendo de tais tecnologias para se reconectar com raízes ancestrais.

”Sentí que precisava representar os indígenas em contexto urbano, que assim como eu, lutam consigo próprio nesse retorno pra casa. Essa busca escassa de informações acaba enfraquecendo a fé e a força do pertencimento ancestral e sanguíneo de nossos corpos”.

O single utiliza trechos de entrevistas do escritor Ailton Krenak e grita em favor da igualdade racial, feito “flores que brotam do asfalto”, diz o release do vídeo e da canção. “Beleza exótica é discriminação e julgamento contra as nossas diferenças”, afirma o artista. Filmado no Vale do Anhangabaú e também em monumentos históricos da cidade de Santos, “EXEMPLO” foi dirigido pela artista visual Isa Hansen, e lançado no youtube no dia 30 de novembro.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Kady de ‘Eu a Patroa e Crianças’, Parker McKenna Posey dá à luz 1ª filha