Debate

Raspar os dentes pode provocar uso de dentadura antes dos 40, alertam dentistas sobre prática

Redação Hypeness - 03/12/2020

A moda de raspar os dentes que viralizou no TikTok preocupa cada vez mais especialistas da área. Enquanto parte dos usuários da plataforma têm usado lixas para alinhar a altura dos dentes, outros têm aderido a um tratamento que consiste em lixar os dentes para que eles sejam cobertos por uma placa branca — chamada de lente de contato dental — que renova por completo o visual. 

TikTok: desafio de serrar os dentes com lixa de unha desespera dentistas; veja vídeo

Shaadi Manouchehri, uma especialista na área, usou a sua conta na rede social para alertar que a raspagem dos dentes pode comprometer os nervos dos dentes e levar a pessoa a um tratamento de canal ou a ter um dente extraído. Para além disso: usar da técnica pode levar um jovem a ter que usar dentadura com cerca de 40 anos. 

Raspar os dentes pode danificar o nervo e fazer com que o paciente precise de um tratamento de canal e de uma extração em algum momento da sua vida. Além disso, folheados ou coroas precisam ser substituídos a cada dez ou 15 anos”, explicou. “Ela é uma jovem linda e estragou os dentes, talvez para o resto de sua vida. E terá dentaduras aos 40 anos”, comentou sobre uma jovem que aderiu à técnica. 

Coronavírus aumentou casos de dentes quebrados e dentistas falam em estresse

O procedimento é diferente do que aquele que coloca uma capa em um dente apenas. Quando isso é feito, a maior parte do dente original ainda está lá e não foi raspado de forma a se transformarem em pequeno pinos. 

O cantor Kevinho é um dos adeptos do método, que também preocupa por outros motivos como o desenvolvimento de bruxismo ou estresse que podem provocar um desgaste ainda maior nos dentes.

Estudo diz que dentes são capazes de contar história de nossas vidas

Quando a moda começou no TikTok, outros especialistas já haviam alertado sobre o problema de raspar os dentes. Como Sunny Shira, dentista da clínica Simply Teeth, que alertou que entre os riscos da prática está o de retirar o esmalte dos dentes e o de comprometer a raiz.

Pessoas que lixam os dentes, como visto no TikTok, correm o risco de danificar o tecido dentário saudável ou o esmalte. Isso pode causar problemas como sensibilidade ou dor”, disse.

 

Publicidade

Fotos: TikTok


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.