Design

Relíquias de séculos passados, os anéis astronômicos traziam um universo no dedo

Redação Hypeness - 14/12/2020 | Atualizada em - 16/12/2020

No século XIX, cientistas e estudiosos astronômicos tinham uma forma especial de serem identificados. Eles usavam um anel que trazia consigo um pequeno “mapa” do universo. À primeira vista, as alianças pareciam mais um adereço comum para o dedo. Porém, quando retirados e abertos, observava-se que eram, na verdade, pequenas esferas armilares. 

Guia estelar: 3 fenômenos da astronomia para você apreciar no mês de maio

No passado, o instrumento era um dos mais importantes elementos da navegação e do estudo dos astros. O anel era formado por várias esferas que permitiam compreender coordenadas e posicionamentos não só de astros, mas de localizações na Terra. 

Este incrível app de realidade aumentada permite ver estrelas e constelações onde quer que você esteja

Não se sabe exatamente quando esses anéis foram criados, mas estima-se que seu desenvolvimento vem desde séculos antes de Cristo. 

O British Museum, em Londres, possui em seu acervo uma coleção grande de esferas armilares em formato de anéis de ouro. Algumas delas são simples e sem inscrições. Outras possuem adornos bem trabalhados e cheios de detalhes. Os objetos também variam de acordo com o número de círculos que possuem. 

Telescópio mostra as imagens mais detalhadas já vistas da superfície do sol

Sabia que você pode comprar um anel astronômico em pleno 2020? O item está disponível na Amazon a partir de R$ 68,19.

Publicidade

Fotos: British Museum


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.