Ciência

Rio Grande do Norte confirma 1º caso de reinfecção por covid-19 do Brasil

por: Redação Hypeness

O primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus do Brasil foi confirmado pela secretaria estadual de Saúde do Rio Grande do Norte e reforçado pelo Ministério da Saúde. De acordo com as informações divulgadas pelos órgãos, o resultado positivo veio por meio da metodologia da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) de sequenciamento genético.

A paciente tem 37 anos, mora em Natal e é profissional de saúde no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Segundo a secretaria, o Cievs-RN (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Norte) recebeu a notificação de caso suspeito para reinfecção no dia 23 de outubro.

– Coronavírus: novo sintoma de covid-19 está associado com inflamação nos pés, diz estudo

Rio Grande do Norte confirma 1º caso de reinfecção por covid-19 do Brasil

O caminho da reinfecção 

A primeira infecção dela aconteceu em junho. Na ocasião, ela apresentou um quadro de síndrome gripal — dor de cabeça, dor abdominal e coriza. Coletou amostra para teste de RT-PCR na Paraíba e o resultado foi positivo. Conforme orientada, cumpriu isolamento social e se recuperou. Em outubro, a paciente voltou a apresentar um quadro de síndrome gripal — fraqueza, dor muscular, dor de cabeça frontal e distúrbios gustativos e olfativos. Houve coleta de amostra para um novo teste, na Paraíba, que também foi positivo.

– Coronavírus causa doença mental em 1 a cada 16 pacientes até 3 meses após infecção, diz estudo

Em conjunto, Rio Grande do Norte e Paraíba investigaram o caso e informam que, após a investigação, as amostras foram encaminhadas para análise no laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro – referência para investigação laboratorial de casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus -, conforme fluxo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Segundo os resultados, foi constatada a presença de linhagens distintas do vírus nas amostras coletadas, “o que confirma o primeiro caso de reinfecção do país”. A pasta informou que, atualmente, há outros cinco casos em investigação. Outros três foram investigados, mas não tinham viabilidade para análise.

– Sintomas de Covid-19 duram meses para alguns pacientes; entenda porquê

Em nota, o Ministério da Saúde alertou que a reinfecção no Rio Grande do Norte reforça a necessidade da adoção do uso contínuo de máscaras, higienização constante das mãos e o uso de álcool em gel. “O Governo Federal está buscando o mais rápido possível a vacina confiável, segura e aprovada pela Anvisa, para que todos os brasileiros que desejarem possam ser imunizados”, acrescentou a pasta.

Publicidade

Foto: EBC


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Confira um Sapo-do-suriname dando à luz por buracos em suas costas [alerta tripofobia]