Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus do Brasil foi confirmado pela secretaria estadual de Saúde do Rio Grande do Norte e reforçado pelo Ministério da Saúde. De acordo com as informações divulgadas pelos órgãos, o resultado positivo veio por meio da metodologia da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) de sequenciamento genético.
A paciente tem 37 anos, mora em Natal e é profissional de saúde no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Segundo a secretaria, o Cievs-RN (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Norte) recebeu a notificação de caso suspeito para reinfecção no dia 23 de outubro.
– Coronavírus: novo sintoma de covid-19 está associado com inflamação nos pés, diz estudo
Rio Grande do Norte confirma 1º caso de reinfecção por covid-19 do Brasil
A primeira infecção dela aconteceu em junho. Na ocasião, ela apresentou um quadro de síndrome gripal — dor de cabeça, dor abdominal e coriza. Coletou amostra para teste de RT-PCR na Paraíba e o resultado foi positivo. Conforme orientada, cumpriu isolamento social e se recuperou. Em outubro, a paciente voltou a apresentar um quadro de síndrome gripal — fraqueza, dor muscular, dor de cabeça frontal e distúrbios gustativos e olfativos. Houve coleta de amostra para um novo teste, na Paraíba, que também foi positivo.
– Coronavírus causa doença mental em 1 a cada 16 pacientes até 3 meses após infecção, diz estudo
Em conjunto, Rio Grande do Norte e Paraíba investigaram o caso e informam que, após a investigação, as amostras foram encaminhadas para análise no laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro – referência para investigação laboratorial de casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus -, conforme fluxo estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Segundo os resultados, foi constatada a presença de linhagens distintas do vírus nas amostras coletadas, “o que confirma o primeiro caso de reinfecção do país”. A pasta informou que, atualmente, há outros cinco casos em investigação. Outros três foram investigados, mas não tinham viabilidade para análise.
– Sintomas de Covid-19 duram meses para alguns pacientes; entenda porquê
Em nota, o Ministério da Saúde alertou que a reinfecção no Rio Grande do Norte reforça a necessidade da adoção do uso contínuo de máscaras, higienização constante das mãos e o uso de álcool em gel. “O Governo Federal está buscando o mais rápido possível a vacina confiável, segura e aprovada pela Anvisa, para que todos os brasileiros que desejarem possam ser imunizados”, acrescentou a pasta.
Publicidade
Nos dias de calor extremo, o ar-condicionado funciona como um verdadeiro bálsamo. Esse alívio, porém, além de ser...
Um estudo recente decidiu inverter o ponto de vista da mais frequente pergunta costumeiramente feita no debate sobre...
Três novas cepas de bactérias descobertas em experimentos na Estação Espacial Internacional (ISS) podem ajudar no...
Um foguete da empresa Firefly, uma start-up do ramo de exploração espacial, explodiu durante seu lançamento. Essa...
Colocando a tecnologia das impressoras 3D dentro das salas de cirurgia, um grupo de cientistas australianos desenvolveu...
Em uma entrevista para o canal de Sabrina Sato no Youtube, a cantora Anitta revelou ter um problema após relações...
Cada vez mais os preconceitos, clichês e estereótipos a respeito da maconha e de seu uso vêm sendo derrubados pela...
Será lançada em outubro pela NASA a primeira missão espacial rumo aos asteroides troianos de Júpiter, grupo de...
Uma das grandes histórias de amor do cinema é também uma das mais tristes, pela morte de Jack, vivido por Leonardo...