Fotografia

Sem Photoshop: fotógrafo usa truque para que lua pareça gigante em suas fotos

Redação Hypeness - 10/12/2020 | Atualizada em - 16/12/2020

As fotos do fotógrafo americano Zach Cooley são de tirar o fôlego. Admirador da lua, ele tem o costume de registrar o satélite, principalmente em noites da cheia lunar. Quando publica o resultado em suas redes sociais, costuma ouvir que as fotos são falsas ou que foram modificadas no Photoshop. Mas não e ele conta como fotografa. 

‘Lua dos Cervos’ e eclipse retratados em fotos espetaculares. A gente explica o significado da Lua também

Como eu vi muita confusão sobre minhas imagens do olho da lua, eu queria começar esclarecendo algumas coisas sobre elas. Elas foram feitas na câmera, sem Photoshop ou algo parecido. São duas fotos fundidas em uma. No entanto, estou muito mais orgulhoso da foto de única exposição, porque não há truque de câmera envolvido, ninguém pode chamá-la de falsa”, diz. Ele complementa que sempre que envia fotos suas para serem publicadas em artigo, prefere mandar aquelas feitas em apenas uma exposição. 

Nasa encanta com foto de sombra da Lua refletida na superfície de Júpiter

Uma das fotos mais impressionantes feitas por Zach aconteceu em outubro, no Arches Natural Park, no estado de Utah. Com a lua bem no centro de um dos arcos do parque, a imagem ficou parecida com o formato de um olho, que passou a ser chamado de “olho de Deus”. O registro ganhou a internet e levantou os questionamentos sobre a autenticidade do clique. 

Ele tirou a foto mais detalhada possível das crateras da Lua

Ao “Bored Panda”, ele explicou como tudo acontece:

Muitos ainda não conseguem acreditar que a lua possa parecer tão grande, então eu geralmente pergunto a eles: ‘Se você se move uma milha na direção oposta da lua, isso parecem mudar de tamanho? Que tal 5 milhas?’ Espero que eles respondam corretamente ‘não’. Então eu pergunto: ‘E se você se afastar um quilômetro de algo no chão, diga um amigo, eles parecem mudar de tamanho?’ A resposta correta é ‘sim’.” 

Neste ponto, eles entendem o ‘truque’. São dois conceitos simples sobre os quais normalmente não pensamos, mas quando você reflete, percebe que se trata de tornar as coisas menores no solo ao se afastar, para que a lua pareça maior em comparação.

Publicidade

Fotos: Zach Cooley


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Foto gigante capta Via Láctea em alta definição após 12 anos de trabalho