Sustentabilidade

Tasmania passa a ser 100% abastecida por fontes renováveis de energia

10 • 12 • 2020 às 10:12
Atualizada em 05 • 03 • 2021 às 11:48
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

O investimento na estrutura de produção de energia eólica permitiu recentemente que a Tasmânia, estado insular da Austrália em meio aos oceanos Pacífico, Antártico e Índico, se tornasse 100% autossustentável em energia renovável. A produção de energia a partir dos ventos, somada às hidrelétricas, permitiu que a região abandonasse toda importação de gás e carvão, tornando assim esse um estado independente e limpo para produção de energia.

Visão aérea de Hobart, capital da Tasmânia

Originalmente tal marco estava projetado para ser alcançado somente em 2022, mas a eficácia da produção eólica e hidrelétrica superou as primeiras expectativas, e permitiu que a Tasmânia se tornasse o primeiro estado australiano a operar exclusivamente com energia renovável. O feito foi anunciado na última sexta-feira por Guy Barnett, Ministro de Energia local. “Quando as duas turbinas finais forem comissionadas em Granville Harbour, a Tasmânia terá acesso a 10.741 GWh de capacidade de geração de energia renovável — bem acima de nossa demanda média anual de eletricidade de 10.500 GWh”, afirmou Barnett.

Fazenda eólica no norte da Tasmânia

Barnett lembrou que o governo possui um programa de investimento de 50 milhões de dólares para que o estado siga desenvolvendo uma indústria de hidrogênio renovável, e que a meta de geração de energia chegue a 200% até 2040, praticamente dobrando a já excelente capacidade atual.

Represa Gordon, no estado, onde funciona uma hidrelétrica

A ideia é que tais projetos de desenvolvimento sustentável sejam também grandes geradores de emprego, capazes de aquecer a energia local para ajudar a Tasmânia a superar a crise atual para quando a pandemia passar.

Parte do porto de Hobart

Publicidade

Canais Especiais Hypeness