Debate

Timnit Gebru, demitida após acusar Google de racismo, é mente brilhante no uso da IA

por: Redação Hypeness

Pesquisadora respeitada pela atuação no campo da ética no uso de inteligência artificial (IA), Timnit Gebru foi recentemente demitida da Google após acusar a gigante da tecnologia de “silenciar vozes marginalizadas”. Segundo a cientista da computação, a decisão da empresa de afastá-la aconteceu por conta de uma denúncia sobre a falta de interesse da corporação em tratar assuntos ligados a racismo.

De acordo com informações da “BBC“, Timnit é conhecida pelo trabalho de conscientização sobre preconceito racial na tecnologia e pelas críticas a sistemas de reconhecimento facial que não reconhecem rostos negros e não brancos.

– Racismo algorítmico: o que é e quais são os impactos da discriminação racial na tecnologia

Pesquisadora Timnit Gebru

Timnit Gebru é referência em questões sobre ética e antirracismo na tecnologia

Ainda conforme o site de notícias, pouco antes de entrar de férias, a cientista teria sido chamada para uma reunião em que recebeu ordens para retirar determinadas partes de um artigo de pesquisa que escreveu “porque o Google não estava preparado para iniciar uma discussão sobre aquele tema”.

Após o ocorrido, Timnit enviou um e-mail para um grupo interno denominado “Mulheres Cerebrais e Aliados”, no qual criticava a decisão da empresa. Depois de outras trocas de e-mails sobre o ocorrido com superiores, a pesquisadora foi demitida.

– Faceapp ressurge com segurança duvidosa e histórico de racismo

“Desprezar Timnit por ter a audácia de exigir integridade de pesquisa mina seriamente a credibilidade do Google em apoiar pesquisas rigorosas sobre ética em IA e auditoria algorítmica”, diz a cientista da computação Joy Buolamwini, coautora de um dos artigos de Timnit.

É possível acompanhar Timnit Gebru no Twitter (@timnitGebru) e assistir a uma palestra da pesquisadora sobre racismo em inteligência artificial logo abaixo.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cuba experimenta dois lados da moeda com chegada de internet móvel