Arte

Ubirany, morto por covid-19, deu identidade ao Fundo de Quintal com repique de mão

Redação Hypeness - 11/12/2020

O cantor Ubirany Félix Do Nascimento, um ícone do samba, faleceu nessa sexta-feira (11), aos 80 anos, em decorrência de complicações causadas pelo novo coronavírus. Membro fundador do Fundo de Quintal, um dos maiores grupos da história da música brasileira, Ubirany teve muita notoriedade e influência dentro do gênero por ter sido simplesmente o INVENTOR do repique de mão, instrumento obrigatório em qualquer roda de samba no país.

– Aldir Blanc: coronavírus mata gênio brasileiro autor de clássico de Elis Regina

Mais uma vítima do novo coronavírus no mundo da arte, Ubirany foi crucial para formar a identidade do samba brasileiro a partir dos anos 70

O Fundo de Quintal foi o berço de grandes nomes do samba que posteriormente brilhariam em carreira solo como Almir Guineto, Jorge Aragão e Arlindo Cruz. O grupo, que foi fundado lá nos anos 70 com membros do bloco de carnaval Cacique de Ramos, acabou ganhando notoriedade por gravar com Beth Carvalho e foi responsável por arranjos e composições clássicas do samba brasileiro, vide ‘O show tem que continuar’, ‘Só pra contrariar’ e ‘Miudinho’. 

– Memorial dá rosto e história para vítimas do coronavírus no Brasil

Fundo de Quintal é um dos maiores grupos da história do samba

A influência de Ubirany no mundo do samba foi decisiva para a formatação do gênero a partir dos anos 70 e 80. O repique de mão, instrumento que hoje é visto como essencial na produção musical do samba, foi invenção dele.

– Arlindo Cruz recupera voz e forma palavras 3 anos após AVC: ‘Ele nunca esteve tão bem’

“É com grande lamento que o grupo Fundo de Quintal, por meio de sua assessoria de imprensa, vem a público informar o falecimento, na manhã desta sexta-feira (11), de Ubirany Félix do Nascimento, ‘nosso querido’ Ubirany, aos 80 anos de idade”, disse a nota do grupo no Instagram.

– Beth Carvalho era o samba, de corpo e de alma. E nos lembrou o melhor Brasil possível

Confira a reação das redes sociais a essa perda inestimável na música brasileira:

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

Publicidade

Fotos: Destaques/Foto 1: Reprodução/TV Globo Foto 2: Reprodução/encarte LP 'De pé no chão'


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fotos da última sessão de Kurt Cobain são vendidas como NFT