Você conhece algum influenciador digital com deficiência? Ainda que a internet dê amplitude e voz para milhões de pessoas, as PCDs (Pessoas com deficiência) não são bem representadas no mundo das celebridades digitais. A gente trouxe essa Seleção Hypeness pensando justamente nisso.
São oito influenciadores que, ao mostrarem como é a vida de alguém com PCD, inspiram milhares de pessoas no Brasil inteiro com seu cotidiano. Hora de acabar com o estereótipos.
Selecionamos 8 influencers com deficiência para você conhecer nas redes sociais
1. Lorena Eltz
Lorena é ostomizada e LGBT; ela tem mais de 470 mil seguidores no Instagram
Ela é ostomizada, nome dado a quem carrega bolsa de colostomia ou ileostomia. Essa condição é bastante estigmatizada, mas Lorena acredita que falar sobre o tema e inspirar outras pessoas que também são ostomizadas é muito importante.
Por anos, a influenciadora digital fazia vídeos de beleza e maquiagem, mas só depois de algum tempo passou a falar da Doença de Crohn. Depois de algum tempo ela, ao dar mais detalhes sobre a ostomia, mostrou que é possível ser #FelizComCrohn e que pessoas ostomizadas devem se orgulhar da condição.
Confira um pouco do conteúdo criado por Lorena nas redes sociais:
esse vídeo chegou em 2Milhoes na rede social ao lado por isso decidi postar aqui pic.twitter.com/NOqRPpO3Ms
Kitana Dreams tem mais de 40 mil seguidores combinados nas redes sociais
O carioca Leonardo Braconnot assume um personagem importantíssimo nas redes sociais: Kitana Dreams. A drag queen surda aborda temas importantíssimos em seu canal, além de falar sobre questões LGBT, ela também faz ótimos vídeos com tutoriais de maquiagem e, claro, dialoga com seus seguidores sobre a vida de uma pessoa surda.
Kitana faz diversos vídeos ensinando as pessoas sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). No Youtube, tem mais de 20 mil inscritos e, no Instagram, conta com 23 mil seguidores.
Confira um pouco do conteúdo criado por Leonardo:
3. Nathalia Santos
Nathalia Santos criou o canal #ComoAssimCega para falar sobre deficiência visual
Ela começou fazendo parte do ‘Esquenta!’, programa de auditório comandado por Regina Casé na TV Globo e foi conquistando sua audiência nas redes sociais desde o encerramento do show.
Nathalia é jornalista e deu à luz recentemente. A influencer está usando suas redes sociais para contar um pouco sobre a jornada da maternidade e para espalhar a palavra em defesa de uma internet mais inclusiva.
Confira um pouco do canal do Youtube da influenciadora:
4. Fernando Fernandes
Fernando Fernades ficou cadeirante depois da fama; hoje ele inspira milhares de pessoas com seu estilo de vida saudável
O atleta Fernando Fernandes ficou famoso bem antes da era das redes sociais. Ele participou da segunda edição do ‘Big Brother Brasil’, em 2002. O ex-‘BBB’ foi jogador de futebol profissional, boxeador amador e modelo internacional, mas em 2009 sua vida mudou. Fernando sofreu um acidente de carro e acabou paraplégico.
Ele foi múltiplas vezes campeão brasileiro de paracanoagem e nunca abandonou o mundo dos esportes, mesmo após o acidente. Hoje, atua como apresentador na Globosat e coleciona mais de 400 mil seguidores nas redes sociais.
Além de refletir sobre temas como a vida com deficiência, Fernando Fernandes inspira pessoas com um estilo de vida saudável e também fala sobre amor nas redes. Ele namora a supermodelo Lais Oliveira.
Confira uma entrevista dele à Trip:
5. Cacai Bauer
Cacai Bauer é a primeira influenciadora com Síndrome de Down do mundo
Cacai Bauer se autodeclara a primeira influenciadora com síndrome de Down do mundo. Os mais de 200 mil seguidores da soteropolitana Cailana acompanham conteúdos educativos e de comédia no Instagram. A criadora de conteúdo busca dar autoestima para pessoas com deficiência e também aproveita para conscientizar parte do público sobre o capacitismo na nossa sociedade.
Confira um pouco de seu conteúdo:
Não somos presos, muito menos limitados a fazer qualquer coisa. Liberte-se desse pensamento 😉 pic.twitter.com/5kKStrFNBu
Cacai Bauer aproveita a fama bastante e diz que adora seus espectadores com Down, “porque todos são lindos e especiais iguais a mim”, contou em entrevista ao UOL. Ela também canta! Dá uma olhada em ‘Ser Especial‘, hit de Cacai:
Seus 3 milhões de seguidores no Instagram com certeza conhecem a sua história. Após ter visto a morte de perto, Paola utilizou suas forças para se recuperar e hoje luta por mais inclusão na mídia e inspira milhares de pessoas com deficiência, inclusive através do Instituto Paola Antonini, que atua proporcionando a reabilitação de pessoas com deficiência física.
“Se o mundo está constantemente mudando, precisamos estar preparados. Mudanças boas, mudanças ruins, mudanças que a gente escolhe e outras que chegam de surpresa. Mas sabe o que sempre podemos controlar? A maneira como reagimos a essas mudanças. E isso faz toda a diferença. Por mais difícil que uma situação seja, ela traz algo de bom. Procure ver isso, insista sempre em ver o lado positivo de tudo. Eu garanto que a forma como você vê as coisas vai mudar tudo na sua vida”, afirma Paola em sua primeira coluna para a Revista Glamour.
Além do Instagram, Paola cria conteúdo para o Youtube também. Dá só uma olhada:
7. Leonardo Castilho
Leonardo Castilho é ativista antirracista, arte-educador, ator, poeta e influenciador digital com surdez
Leonardo Castilho se auto-descreve no Instagram como ‘bicha surda‘. Gostamos! Arte-educador, produtor cultural e poeta, Castilho cria conteúdo nas redes sociais de comédia e também faz apresentações artísticas, além de ser apresentador.
Castilho inclui a LIBRAS em sua arte e cria conteúdos direcionados à comunidade de surdos no Brasil. Ativista do movimento negro, ele também conscientiza seus seguidores sobre o racismo no nosso país. Leonardo também é MC do Slam do Corpo, uma batalha de poesias em Língua Brasileira de Sinais.
Conheça um pouco mais de Leonardo:
8. Marcos Lima
Marcos Lima utiliza do bom humor para falar da vida com deficiência visual
O jornalista e escritor Marcus Lima ficou conhecido por conta de seu canal, ‘Histórias de Cego’. Ele utiliza do bom humor e da leveza para contar suas histórias e espalhar auto-estima e representatividade para pessoas com deficiência visual.
Marcus escreveu ‘Histórias de Cego’, uma coletânea de crônicas sobre sua própria vida. Transformando a própria trajetória em um livro aberto, ele tem criado conteúdo há anos nas redes sociais para conscientizar as pessoas acerca da deficiência visual e também mostra porque ser cego não deveria ser tabu.
Seu canal no Youtube conta com mais de 270 mil inscritos no Youtube e 10 mil seguidores no Instagram. Se liga no conteúdo de Marcus:
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.
Branded Channel Hypeness
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.