Diversidade

8 influencers com deficiência para você conhecer e seguir

Redação Hypeness - 20/01/2021 | Atualizada em - 21/01/2021

Você conhece algum influenciador digital com deficiência? Ainda que a internet dê amplitude e voz para milhões de pessoas, as PCDs (Pessoas com deficiência) não são bem representadas no mundo das celebridades digitais. A gente trouxe essa Seleção Hypeness pensando justamente nisso.

São oito influenciadores que, ao mostrarem como é a vida de alguém com PCD, inspiram milhares de pessoas no Brasil inteiro com seu cotidiano. Hora de acabar com o estereótipos.

Influenciadores com deficiência; famosos no Instagram PCD

Selecionamos 8 influencers com deficiência para você conhecer nas redes sociais

1. Lorena Eltz

Lorena Eltz; influenciadora com Doença de Crohn

Lorena é ostomizada e LGBT; ela tem mais de 470 mil seguidores no Instagram

Lorena Eltz tem apenas 20 anos, mas possui milhares de seguidores nas redes sociais. Gaúcha, lésbica, gremista, ela usa suas redes  para falar da vida pessoal, bem como esclarecer dúvidas sobre a Doença de Crohn, inflamação grave que afeta o intestino.

Ela é ostomizada, nome dado a quem carrega bolsa de colostomia ou ileostomia. Essa condição é bastante estigmatizada, mas Lorena acredita que falar sobre o tema e inspirar outras pessoas que também são ostomizadas é muito importante.

Por anos, a influenciadora digital fazia vídeos de beleza e maquiagem, mas só depois de algum tempo passou a falar da Doença de Crohn. Depois de algum tempo ela, ao dar mais detalhes sobre a ostomia, mostrou que é possível ser #FelizComCrohn e que pessoas ostomizadas devem se orgulhar da condição.

Confira um pouco do conteúdo criado por Lorena nas redes sociais:

2. Kitana Dreams

Drag Queen surda manda beijo

Kitana Dreams tem mais de 40 mil seguidores combinados nas redes sociais

O carioca Leonardo Braconnot assume um personagem importantíssimo nas redes sociais: Kitana Dreams. A drag queen surda aborda temas importantíssimos em seu canal, além de falar sobre questões LGBT, ela também faz ótimos vídeos com tutoriais de maquiagem e, claro, dialoga com seus seguidores sobre a vida de uma pessoa surda.

Kitana faz diversos vídeos ensinando as pessoas sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). No Youtube, tem mais de 20 mil inscritos e, no Instagram, conta com 23 mil seguidores.

Confira um pouco do conteúdo criado por Leonardo:

3. Nathalia Santos

Nathalia Santos influenciadora cega

Nathalia Santos criou o canal #ComoAssimCega para falar sobre deficiência visual

Nathalia Santos tem retinose pigmentar e acabou perdendo completamente a visão aos 15 anos de idade. Hoje ela luta por uma internet mais acessível para pessoas cegas e procura fazer isso através de sua influência; com mais de 40 mil seguidores no Instagram e 8 mil inscritos em seu canal no Youtube, Nathalia cria conteúdo para redes sociais há anos, mas teve seu começo na televisão.

Ela começou fazendo parte do ‘Esquenta!’, programa de auditório comandado por Regina Casé na TV Globo e foi conquistando sua audiência nas redes sociais desde o encerramento do show.

Nathalia é jornalista e deu à luz recentemente. A influencer está usando suas redes sociais para contar um pouco sobre a jornada da maternidade e para espalhar a palavra em defesa de uma internet mais inclusiva.

Confira um pouco do canal do Youtube da influenciadora:

4. Fernando Fernandes

Fernando Fernandes é um influenciador cadeirante

Fernando Fernades ficou cadeirante depois da fama; hoje ele inspira milhares de pessoas com seu estilo de vida saudável

O atleta Fernando Fernandes ficou famoso bem antes da era das redes sociais. Ele participou da segunda edição do ‘Big Brother Brasil’, em 2002. O ex-‘BBB’ foi jogador de futebol profissional, boxeador amador e modelo internacional, mas em 2009 sua vida mudou. Fernando sofreu um acidente de carro e acabou paraplégico.

Ele foi múltiplas vezes campeão brasileiro de paracanoagem e nunca abandonou o mundo dos esportes, mesmo após o acidente. Hoje,  atua como apresentador na Globosat e coleciona mais de 400 mil seguidores nas redes sociais.

– Tommy Hilfiger aposta em diretor com deficiência visual e arrasa em novo vídeo

Além de refletir sobre temas como a vida com deficiência, Fernando Fernandes inspira pessoas com um estilo de vida saudável e também fala sobre amor nas redes. Ele namora a supermodelo Lais Oliveira.

Confira uma entrevista dele à Trip:

5. Cacai Bauer

Cacai Bauer influenciador com síndrome de Down

Cacai Bauer é a primeira influenciadora com Síndrome de Down do mundo

Cacai Bauer se autodeclara a primeira influenciadora com síndrome de Down do mundo. Os mais de 200 mil seguidores da soteropolitana Cailana acompanham conteúdos educativos e de comédia no Instagram. A criadora de conteúdo busca dar autoestima para pessoas com deficiência e também aproveita para conscientizar parte do público sobre o capacitismo na nossa sociedade.

Confira um pouco de seu conteúdo:

Cacai Bauer aproveita a fama bastante e diz que adora seus espectadores com Down, “porque todos são lindos e especiais iguais a mim”, contou em entrevista ao UOL. Ela também canta! Dá uma olhada em ‘Ser Especial‘, hit de Cacai:

– Capacitismo: este vídeo explica porque tratamos pessoas com deficiência da forma errada

6. Paola Antonini

Influenciadora com deficiência física

Paola Antonini foi vítima de um acidente grave e perdeu a perna e hoje inspira milhões de pessoas

Paola Antonini sofreu um grave acidente em 2014, quando tinha apenas 20 anos. Ela foi atropelada e perdeu a sua perna esquerda. A jovem já era modelo na época e teve um baque muito grande quando soube que teria um membro amputado.

Seus 3 milhões de seguidores no Instagram com certeza conhecem a sua história. Após ter visto a morte de perto, Paola utilizou suas forças para se recuperar e hoje luta por mais inclusão na mídia e inspira milhares de pessoas com deficiência, inclusive através do Instituto Paola Antonini, que atua proporcionando a reabilitação de pessoas com deficiência física.

“Se o mundo está constantemente mudando, precisamos estar preparados. Mudanças boas, mudanças ruins, mudanças que a gente escolhe e outras que chegam de surpresa. Mas sabe o que sempre podemos controlar? A maneira como reagimos a essas mudanças. E isso faz toda a diferença. Por mais difícil que uma situação seja, ela traz algo de bom. Procure ver isso, insista sempre em ver o lado positivo de tudo. Eu garanto que a forma como você vê as coisas vai mudar tudo na sua vida”, afirma Paola em sua primeira coluna para a Revista Glamour.

Além do Instagram, Paola cria conteúdo para o Youtube também. Dá só uma olhada:

7. Leonardo Castilho

Leonardo Castilho é ativista antirracista, arte-educador, ator, poeta e influenciador digital com surdez

Leonardo Castilho se auto-descreve no Instagram como ‘bicha surda. Gostamos! Arte-educador, produtor cultural e poeta, Castilho cria conteúdo nas redes sociais de comédia e também faz apresentações artísticas, além de ser apresentador.

Castilho inclui a LIBRAS em sua arte e cria conteúdos direcionados à comunidade de surdos no Brasil. Ativista do movimento negro, ele também conscientiza seus seguidores sobre o racismo no nosso país. Leonardo também é MC do Slam do Corpo, uma batalha de poesias em Língua Brasileira de Sinais.

Conheça um pouco mais de Leonardo:

8. Marcos Lima

Influenciador digital cego Marcos Lima

Marcos Lima utiliza do bom humor para falar da vida com deficiência visual

O jornalista e escritor Marcus Lima ficou conhecido por conta de seu canal, ‘Histórias de Cego’. Ele utiliza do bom humor e da leveza para contar suas histórias e espalhar auto-estima e representatividade para pessoas com deficiência visual.

Marcus escreveu ‘Histórias de Cego’, uma coletânea de crônicas sobre sua própria vida. Transformando a própria trajetória em um livro aberto, ele tem criado conteúdo há anos nas redes sociais para conscientizar as pessoas acerca da deficiência visual e também mostra porque ser cego não deveria ser tabu.

Seu canal no Youtube conta com mais de 270 mil inscritos no Youtube e 10 mil seguidores no Instagram. Se liga no conteúdo de Marcus:

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.