Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Arqueólogos terminaram recentemente a escavação de uma espécie de lanchonete de 2 mil anos no sítio arqueológico de Pompéia, na Itália. Chamado de “Termopólio”, o local literalmente oferecia o que chamamos hoje de comida “de rua”, e o estado de de alguns artefatos encontrados é de tal forma bem conservado que restos de alimentos milenares ainda foram coletados dentro de jarros e outros recipientes.
A primeira descoberta do local foi anunciada em 2019, mas as novas escavações trouxeram maiores detalhes, assim como uma visão mais ampla e clara de como tais estabelecimentos eram e funcionavam no antigo Império Romano.
O balcão do thermopolium descoberto em Pompéia
Até que Pompéia fosse destruída pela erupção do vulcão Vesúvio, no ano 79 d.C., os chamados Thermopoliuns eram locais populares na região – que ofereciam comidas quentes e rápidas, acompanhadas de bebidas para serem consumidas prontamente, como literalmente sugerem hoje as redes de fast-food. E pelo que sugerem as escavações, tais hábitos pouco mudaram nesses 2 mil anos: os locais eram de tal forma populares, que mais de 80 lanchonetes do tipo já foram encontradas por arqueólogos.
Detalhe de afresco mostrando uma ninfa e cavalos-marinhos
As escavações mais recentes, porém, revelaram o Thermopolium mais bem conservado já encontrado até hoje: os balcões, pratos, jarros de bebida e buracos onde os alimentos eram depositados (e onde restos petrificados foram identificados) foram encontrados em excelente estado, assim como uma cisterna, um chafariz e uma torre piezométrica, para que a água fosse distribuída. Além disso, pinturas perfeitas, mostrando gladiadores, animais e deuses, e até mesmo uma espécie de grafite foi identificado (no qual se lê “Nicia cineadecacator” que, em tradução livre, significa algo como “Nicia, cagão sem-vergonha”, segundo especialistas).
Arqueóloga recolhendo restos de alimentos petrificados
As ossadas de ao menos duas pessoas, assim como de um cachorro, também foram descobertas a partir das mais recentes escavações. Segundo Massimo Osanna, gerente do Parque Arqueológico de Pompéia, as descobertas serão muito importantes para que possamos detalhar mais e melhor os hábitos, o dia a dia e mesmo a alimentação dos habitantes do Império Romano à época. “Os materiais encontrados foram, de fato, escavados e estudados sob todos os aspectos por uma equipe interdisciplinar composta por antropólogos físicos, arqueólogos, arqueobotânicos, arquezoólogos, geólogos e vulcanólogos”, afirmou Osanna.
Visão geral do local descoberto
O mais novo termopólio fica localizado no Regio V, região do sítio arqueológico de Pompéia onde diversas escavações recentes vêm revelando novas ruínas. Até o ano passado, porém, somente uma porta de madeira e parte da varanda do primeiro andar da estrutura estavam visíveis, assim como a fonte de mármore. “Os materiais serão posteriormente analisados em laboratório. Em particular, os restos encontrados nas dolias (vasilhas de terracota) do balcão, apontarão dados essenciais para descobrir o que se vendia e qual era a dieta”, concluiu Osanna.
Detalhe de afresco no local
Publicidade
Pesquisadores do centro de tecnologia e inteligência artificial da MIT, nos EUA, aplicaram a capacidade de certas...
A descriminalização da maconha para uso médico no Brasil trouxe não só esperança para milhares de pessoas que...
A luta pela cura do câncer e pela melhoria da vida dos pacientes ganhou fôlego animador a partir de um ensaio...
Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências publicaram um estudo na revista Nature Communications afirmando que...
O Brasil viu pela primeira vez uma crise sanitária em sua população urbana há mais de 120. A Gripe Espanhola tomava...
Uma pílula lançada recentemente no Reino Unido promete acabar com o maior inimigo de quem gosta de uma cervejinha ou...
E se o maior astrônomo da prestigiada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, dissesse que extraterrestres...
Se você se deparasse com um animal da espécie Enypniastes eximia, é provável que ficasse morrendo de medo. Esse...
O Ever Given finalmente voltou à sua rota normal e desbloqueou o canal de Suez. A manobra para desencalhar o navio de...