Ciência

BBC elege as melhores imagens do espaço de 2020

Redação Hypeness - 08/01/2021 | Atualizada em - 11/01/2021

Toda fotografia ou registro espacial é naturalmente impressionante – alguns, no entanto, se destacam, seja pelo esplendor da própria imagem, seja pela importância do que registra. Nos últimos anos a corrida espacial ganhou novos e excitantes capítulos, com os avanços tecnológicos, a retomada do interesse estatal pelas viagens e a inclusão da iniciativa privada em tais desbravamentos – e, com isso, 2020 foi um ano pleno em incríveis imagens registradas no espaço. Para celebrar essa estelar coleção, a BBC reuniu, no último dia 31 de dezembro, as melhores imagens espaciais do ano que encerrou.

Foto da nebulosa gigante NGC 2014 e sua vizinha NGC 2020 tirada pelo Hubble

O mais incrível registro do ano foi provavelmente a foto tirada pelo Hubble como parte da celebração pelos 30 anos do telescópio que é uma das mais importantes ferramentas científicas já construídas. A foto mostra a nebulosa gigante NGC 2014 e sua vizinha NGC 2020, em uma região de formação de estrelas próxima à Via Láctea – a 163 mil anos-luz de distância, em imagem que foi apelidada de “Recife Cósmico”, por lembrar um registro do mundo submarino. O aniversário do telescópio foi tema da série Horizon, da BBC, que exibiu incríveis visualizações em 3D de imagens tiradas pelo Hubble – como a conhecida como “Pilares da Construção”, parte da Nebulosa da Águia, postada abaixo.

Pilares da Construção

Um dos feitos espaciais mais incríveis do ano foi o alcançado pela missão Osiris-Rex, da NASA, que aterrissou uma nave no asteroide Bennu e, em poucos segundos, coletou amostras de rocha e novamente decolou, em manobra intitulada “Touch-and-Go”. Por isso, ainda que a foto abaixo não seja esteticamente impactante, ela registra tal feito – que, pelos asteroides serem resquícios do início do Sistema Solar, pode nos ajudar a compreender melhor o surgimento de nosso planeta.

Outro registro que se destaca pela importância científica que documenta vem já do início do ano passado: em janeiro, o telescópio solar Daniel K Inouye (DKIST) mostrou em detalhes até então inéditos a superfície do sol – revelando estruturas parecidas com células imensas, proporcionais ao tamanho do estado do Texas, nos EUA.

A superfície do sol registrada pelo DKIST

Ao mesmo tempo, a nave Juno, da NASA, enviada ao espaço em 2011, mandou à Terra imagens incríveis de um voo sobre Júpiter, que pôde reconstruir em 3D esse viagem.

Por fim, como uma nova página importante da aventura da humanidade pelo espaço, a foto do lançamento dos protótipos da nave Starship, lançados de uma instalação de testes no estado do Texas, marcaram feito importante da Spacex, empresa do engenheiro sul-africano Elon Musk – que também enviou dois astronautas à Estação Espacial Internacional, como esforço da iniciativa privada pela primeira vez.

Lançamento da Starship pela Spacex

A reportagem completa da BBC pode ser vista aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

© fotos: BBC/divulgação/créditos


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Antivacina morto pela covid tirou foto com respirador para mostrar arrependimento