Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Toda fotografia ou registro espacial é naturalmente impressionante – alguns, no entanto, se destacam, seja pelo esplendor da própria imagem, seja pela importância do que registra. Nos últimos anos a corrida espacial ganhou novos e excitantes capítulos, com os avanços tecnológicos, a retomada do interesse estatal pelas viagens e a inclusão da iniciativa privada em tais desbravamentos – e, com isso, 2020 foi um ano pleno em incríveis imagens registradas no espaço. Para celebrar essa estelar coleção, a BBC reuniu, no último dia 31 de dezembro, as melhores imagens espaciais do ano que encerrou.
Foto da nebulosa gigante NGC 2014 e sua vizinha NGC 2020 tirada pelo Hubble
O mais incrível registro do ano foi provavelmente a foto tirada pelo Hubble como parte da celebração pelos 30 anos do telescópio que é uma das mais importantes ferramentas científicas já construídas. A foto mostra a nebulosa gigante NGC 2014 e sua vizinha NGC 2020, em uma região de formação de estrelas próxima à Via Láctea – a 163 mil anos-luz de distância, em imagem que foi apelidada de “Recife Cósmico”, por lembrar um registro do mundo submarino. O aniversário do telescópio foi tema da série Horizon, da BBC, que exibiu incríveis visualizações em 3D de imagens tiradas pelo Hubble – como a conhecida como “Pilares da Construção”, parte da Nebulosa da Águia, postada abaixo.
Pilares da Construção
Um dos feitos espaciais mais incríveis do ano foi o alcançado pela missão Osiris-Rex, da NASA, que aterrissou uma nave no asteroide Bennu e, em poucos segundos, coletou amostras de rocha e novamente decolou, em manobra intitulada “Touch-and-Go”. Por isso, ainda que a foto abaixo não seja esteticamente impactante, ela registra tal feito – que, pelos asteroides serem resquícios do início do Sistema Solar, pode nos ajudar a compreender melhor o surgimento de nosso planeta.
Outro registro que se destaca pela importância científica que documenta vem já do início do ano passado: em janeiro, o telescópio solar Daniel K Inouye (DKIST) mostrou em detalhes até então inéditos a superfície do sol – revelando estruturas parecidas com células imensas, proporcionais ao tamanho do estado do Texas, nos EUA.
A superfície do sol registrada pelo DKIST
Ao mesmo tempo, a nave Juno, da NASA, enviada ao espaço em 2011, mandou à Terra imagens incríveis de um voo sobre Júpiter, que pôde reconstruir em 3D esse viagem.
Por fim, como uma nova página importante da aventura da humanidade pelo espaço, a foto do lançamento dos protótipos da nave Starship, lançados de uma instalação de testes no estado do Texas, marcaram feito importante da Spacex, empresa do engenheiro sul-africano Elon Musk – que também enviou dois astronautas à Estação Espacial Internacional, como esforço da iniciativa privada pela primeira vez.
Lançamento da Starship pela Spacex
A reportagem completa da BBC pode ser vista aqui.
Publicidade
Por seu trabalho dedicado à ecologia em estradas e pela redução de atropelamento e mortes de animais nas rodovias...
A chuva de meteoros Perseidas alcançou o seu pico na noite de quarta-feira (11) e proporcionou uma visão privilegiada...
Você conhece os benefícios da melancia? Sabia que essa fruta pode aumentar sua imunidade e prevenir doenças...
O governo chinês fez um estudo para testar a eficácia da vacina Coronavac, produzida no Brasil pelo Instituto...
Como seria o pôr do Sol se ele fosse visto de Vênus? Será que o anoitecer seria tão colorido visto de Urano quanto...
Diferenciar um sorriso falso de um verdadeiro se tornou objeto de pesquisa do médico neurologista Guillaume Duchenne...
Durante a reconstrução de uma das mais antigas construções de Praga, na República Tcheca, uma descoberta...
Atenção, terráqueos! O telescópio Hubble encontrou um planeta com água em forma de vapor. O K2-18b está no escopo...
É comum ter a impressão de que só estamos vendo “a ponta do iceberg” de alguma história. Tal expressão não é...