Debate

Bolsonaro diz que ‘parte dos brasileiros não está preparada para fazer quase nada’ ao justificar desemprego

Redação Hypeness - 06/01/2021

Questionado sobre a alta de desemprego no país, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta terça-feira (4), que um dos motivos é que parte dos brasileiros “não está preparada para fazer quase nada”.

Há cerca de 14 milhões de brasileiros e brasileiras em busca de trabalho, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc), divulgada no fim do mês passado pelo IBGE. O índice de desemprego no Brasil chegou a 14,3% em outubro.

– Silvio Santos e Bolsonaro são criticados por encontro sem máscara; apresentador tem 90 anos

Jair Bolsonaro culpa a população pelo desemprego

 

Em conversa com apoiadores na entrada do Palácio da Alvorada, Bolsonaro criticou o alto número de ações trabalhistas no país e afirmou que ser patrão no Brasil “é uma desgraça” – repetindo uma visão que já externou em outras ocasiões sobre dificuldades que diz serem enfrentadas por empregadores.

– Bolsonaro ameaça jornalista e lembra general da ditadura militar: ‘Encher tua boca de porrada’

“É um país difícil de trabalhar. Quando fala em desemprego, é alto por vários motivos. Um é a formação dos brasileiros. Uma parte considerável não está preparada para fazer quase nada. Nós importamos muitos serviços”, bradou Bolsonaro.

O presidente, que passou o Ano Novo fazendo aglomerações em praias do litoral sul de São Paulo, estava acompanhado do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), José Levi, que comentou um ponto da reforma trabalhista de 2017. Até então, o trabalhador que recorria à Justiça do Trabalho não tinha ônus se perdesse. 

– Renan Bolsonaro não paga pelos serviços de empresa que já recebeu R$ 1,4 mi do governo

A partir da reforma, passou a ter que arcar com as custas processuais em caso de derrota. Segundo Levi, isso diminuiu a quantidade de processos trabalhistas. Bolsonaro então acrescentou: “o Brasil tinha mais ações trabalhistas que o mundo todo junto. Vá ser patrão num país desse. Ser patrão é uma desgraça”.

Pandemia e negacionismo

Embora não tenha admitido com todas as letras, Jair Bolsonaro é um negacionista da pandemia do novo coronavírus. Mesmo com o Brasil à beira de atingir a marca de 200 mil mortos, o presidente segue dando de ombros para a covid-19 e promovendo aglomerações.

Além disso, o governo federal foi criticado pela falta de um plano de vacinação consistente. Pressionado, ainda mais com Argentina, México e Chile vacinando, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ainda não cravou uma data para o início da imunização contra a covid-19. Há apenas especulação de um começo entre fevereiro e março. Mas nada concreto.

Bolsonaro e Pazuello à frente de um Ministério da Saúde sem plano

O cenário de incerteza alimentado por um presidente negacionista eleva a preocupação do mercado financeiro. Economistas são unânimes em dizer o óbvio: o ritmo de crescimento do Brasil está associado com a vacinação em massa da população. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirmou que o PIB subiu 7,7% no terceiro trimestre de 2020 – ainda abaixo do esperado pelo mercado financeiro.

Resta saber se Jair Bolsonaro seguirá repetindo inverdades, como a que duvida da eficácia da Coronavac, criticada pelo mandatário por ser produzida por uma laboratório da China, o Sinovac. Talvez se o presidente assumisse a linha de frente no plano para tirar o Brasil de umas das crises mais graves de sua história, ao invés de culpar o povo pela alta do desemprego, as coisas melhorem.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
MC Kevin é homenageado por mãe e namorada; polícia investiga queda