Debate

Britânico não pode entrar na Holanda com sanduíche e ouve: ‘Bem-vindo ao Brexit’

por: Vitor Paiva

Um simples sanduíche de presunto, feito em casa e devidamente embrulhado em papel alumínio, foi motivo suficiente para que um motorista britânico fosse parado, interrogado e por fim perdesse o alimento na alfândega localizada na entrada da Holanda. A cena foi mostrada por um canal de TV holandês, registrando a chegada de veículos em uma balsa vinda do Reino Unido para a Holanda e, portanto, para a União Europeia – e ilustra algumas das mudanças enfim colocada em prática com o famoso Brexit, a saída do Reino Unido do bloco europeu, enfim concluída.

Funcionário da alfândega holandesa inspecionando veículo na entrada do país

Funcionário da alfândega holandesa inspecionando veículo na entrada do país

Por conta da saída do Reino Unido do bloco europeu, após referendo popular que encerrou a participação de 47 anos do país, a legislação impede o transporte de laticínios e carnes para dentro da União Europeia por viajantes de fora – quando o funcionário descobriu que os sanduíches tinham presunto, ele se viu obrigado a confiscar o alimento. As imagens da TV holandesa foram republicadas por jornais do mundo inteiro, como o The Guardian, em vídeo publicado abaixo.

O motorista ainda tenta negociar na alfândega, perguntando se poderia retirar a carne e levar o resto dos sanduíches com ele, ao que o funcionário lhe responde que não – que tudo será confiscado, e anuncia, em tom irônico, a novidade na frase que já se tornou lapidar: “Bem-vindo ao Brexit, senhor”, ele diz.

Alimentos encontrados em veículo britânico que entrava na Holanda

Detalhe dos alimentos encontrados no veículo inspecionado

“Você não pode levar POAO (sigla para produtos de origem animal) como os que contêm carne ou laticínios (como presunto e queijo) para dentro da UE”, diz um alerta recentemente emitido pelo governo britânico aos motoristas em trânsito para a EU. “Há exceções para algumas quantidades de leite em pó infantil, alimentos especiais ou alimentos especiais para animais de estimação”, conclui o aviso. Há também algumas restrições para frutas e legumes.

Sanduíches de presunto retidos por funcionário da alfândega holandesa em veículo britânico na entrada do país

Os sanduíches de presunto retidos pelos funcionários

A insólita novidade é somente um diminuto exemplo das muitas mudanças que a população britânica irá passar a enfrentar depois da decisão que tomou, agora que a saída do país da União Europeia foi concluída e se tornou efetiva. A “separação” foi concluída no dia 31 d dezembro de 2020 quando, às 23hs, o Reino Unido deixou de seguir as regras do bloco econômico. Com isso, novas regras determinadas por lei também em dezembro, passaram a vigorar – que incluem a determinação de que os cidadãos não podem circular livremente pelos países da comunidade (e vice-versa) e medidas restritivas sobre aquilo que podem ou não podem transportar ao atravessar as fronteiras – incluindo, no caso, sanduíches de presunto.

Funcionário da alfândega holandesa inspecionando veículo na entrada do país

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

© fotos: Shutterstock


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ana Maria mostra desconhecimento total sobre racismo ao criticar postura de Lumena no ‘BBB’