Debate

Capitólio é invadido em tentativa de golpe de apoiadores de Trump

por: Redação Hypeness

Milhares de apoiadores do presidente dos EUA, Donald J. Trump, estão invadindo, nesse momento, o Capitólio dos EUA – sede do Senado e da Câmara -, em uma tentativa de suprimir o resultado das eleições para senador da Geórgia e aplicar um golpe em favor do atual chefe de estado que foi recentemente derrotado no pleito de novembro.

– Derrotado, Trump age como se nada tivesse acontecido. Presidente pode se recusar a deixar Casa Branca?

Manifestante ocupa a cadeira do presidente do Senado estadunidense em protesto pró-Trump nos EUA

Trump (Republicano) iniciou uma campanha para negar o resultado das eleições que deram a vitória para seu adversário Joe Biden (Democrata). Após centenas de processos judiciais em cortes estaduais e federais tentando invalidar os resultados eleitorais, Trump finalmente teria aceitado o resultado das urnas e prometido uma transição paífica de poder.

Hoje o resultado do Colégio Eleitoral seria ratificado pelo Congresso. A tentativa dos trumpistas é impedir a ratificação e tentar reverter os resultados eleitorais, mantendo Trump no poder.

– Virada na Geórgia: com Stacey Abrams, provável derrota de Trump veio pela força do punho negro

O problema é que nesse janeiro o estado da Geórgia escolheria 2 senadores, o que poderia dar a Joe Biden o controle do Senado Americano e facilitaria a governabilidade do democrata. De fato as eleições aconteceram e foram ganhas por dois opositores de Trump. Jon Ossoff e Raphael Warnock são os novos Senadores dos EUA representando a Georgia.

Então, uma marcha de apoiadores do candidato republicano decidiu invadir o Capitólio, em Washington. Os manifestantes de extrema direita conseguiram avançar para dentro da sede do legislativo estadunidense e conseguiram ocupar cadeiras do Senado e da Câmara dos Representantes, em uma clara rejeição aos resultados democráticos no país.

– Por que Trump pode estar interessado em comprar a Groenlândia

A polícia conteve os radicais de extrema direita por um breve momento e uma chuva de gás de pimenta foi observada em Washington, D.C. A cena bizarra mostra o clima de instabilidade política e polarização da maior economia do mundo.

Veja imagens da invasão:

Por que Trump pode estar interessado em comprar a Groenlândia

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Amazonas faz pedido para transferir 60 bebês prematuros por risco de falta de oxigênio