Debate

Comentarista é alvo de críticas por post sugerindo pandemia como castigo ao Carnaval

Redação Hypeness - 07/01/2021

O ex-jogador Pedrinho, agora comentarista do canal SportTV, da Rede Globo, se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais após postar uma imagem em seu Stories, no Instagram. Aconteceu no domingo (3), com uma fotografia que sugere que a pandemia do coronavírus veio como uma punição divina para os foliões, já que o Carnaval não acontecerá em 2021 – pelo menos não em fevereiro, como de costume. 

A conotação religiosa na teoria de Pedrinho é explicada na imagem, uma montagem que mostra uma encenação da Comissão de Frente do desfile da Gaviões da Fiel em 2019, onde Jesus Cristo é arrastado por uma figura demoníaca. E, logo abaixo, a Marquês de Sapucaí (RJ), vazia, em 2021. Além de problemática, a imagem é uma fake news, já que a foto do desfile da Gaviões da Fiel está marcada como tendo sido tirada em 2020. 

– Eventos superespalhadores: Covid-19 se espalha como glitter no Carnaval

Fake: foto do desfile da Gaviões da Fiel está marcada como tendo sido tirada em 2020

‘Respeitem o Rei dos Reis’, escreveu Pedrinho. A cena, retirada de contexto, sugere uma falta de respeito à figura de Jesus. No final da mesma Comissão de Frente, Jesus, representando o bem, ‘vence‘ o mal, na figura do demônio. 

– Carnaval de SP é adiado por causa de pandemia; mudança também afeta folia de rua

Muito criticado nas redes sociais, o ex-jogador apagou a postagem após cerca de uma hora. Mas, de acordo com a coluna De Primeira, na UOL, o tempo que o conteúdo ficou on-line foi suficiente para gerar enorme desconforto na Globo, que exibe os desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo todos os anos – e tem contrato para continuar exibindo até 2025 e 2022 respectivamente. Além disso, o canal sempre promove uma grande cobertura do Carnaval pelo Brasil. 

– Escolas de samba do Rio de Janeiro avisam que só desfilam com vacina para o coronavírus

O jogador Pedrinho

Após debaterem o assunto e se mostrarem incomodados, diretores da área de Esporte chamaram o comentarista para uma conversa na segunda-feira (4), cobraram explicações, o repreenderam pelo fato e sugeriram mais cautela em postagens desse tipo. A coluna De Primeira procurou diretores da Globo para comentar o caso desde o início da semana, mas a emissora não respondeu aos contatos. Pedrinho também não se pronunciou.

Publicidade

Fotos: Reprodução / Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.