Arte

Criador de museu de cera de Rolândia dá de ombros para viral e diz que obras são ‘presente’

Redação Hypeness - 13/01/2021

Nada abala seu Arlindo Armacollo, empresário de 77 anos que criou as estátuas de cera de Rolândia. As imagens de suas obras viralizaram na última semana e viraram piada no Twitter e em outras redes sociais. O vídeo das imagens em homenagem a personalidades como Lady Di, Martin Luther King Jr. e Ayrton Senna foi gravado em 2015, para uma reportagem do jornal “Folha de Londrina”. 

Fãs de Lady Gaga estão irados com este museu de cera no Peru

A estátua de Lady Di criada por seu Arlindo.

Não estou nem aí. Serviu de divulgação”, brincou o artista, em entrevista dada ao “Uol”. Na internet, as imagens viraram piada por conta das diferenças que apresentam se comparadas aos modelos originais. 

Seu Arlindo criou as estátuas como uma forma de presentear a Igreja Matriz de Rolândia, cidade a cerca de 400 quilômetros de Curitiba. Ele é dono de estabelecimentos comerciais e há duas décadas decidiu investir parte do tempo livre em arte. Aprendeu a fazer esculturas de cera sozinho e também se dedicou à pintura. 

Restauração falha miseravelmente (de novo) e deforma quadro de Virgem Maria

Arlindo Armacollo, à esquerda, sorri durante visita ao seu museu.

Suas primeiras criações foram as religiosas inspiradas no Papa João Paulo II e em Madre Tereza de Calcutá. Só depois vieram as imagens de pessoas famosas do entretenimento, como Elvis, e personagens de filmes, como o ogro Shrek. Quando o acervo foi expandido, seu Arlindo construiu seu próprio espaço, o Museu Izidoro Armacollo, nome do pai de Arlindo, falecido há 36 anos. A casa fica na Avenida Romário Martins e funciona de quarta à sexta, das 14h às 20h, e, aos domingos, das 14h às 18h.  A entrada é franca. 

O meu propósito é fazer algo para deixar para a cidade onde nasci e cresci. O museu, as esculturas e as pinturas são presentes para o município.

Cada uma das estátuas que viralizou no vídeo das redes sociais leva cerca de um mês para ficar prontas. Elas são feitas à mão a partir de cera de abelha. Todo o processo de confecção envolve diferentes fornecedores: as próteses dentárias são compradas de um dentista e os olhos artificiais são importados. O custo de cada uma delas pode chegar a R$ 5 mil reais.  

Estas esculturas são tão realistas que fica difícil acreditar que sejam de mármore

A estátua de Chaves, personagem criado por Roberto Bolaños.

Apesar das piadas e dos memes na internet, seu Arlindo leva tudo na boa. “Se eu estivesse fazendo como comércio, para ganhar dinheiro, aí poderia prejudicar meu negócio e eu ia pensar no que fazer. Mas não é essa a jogada. Eu faço para a cidade. Eu fico feliz porque mais gente vai querer vir e tirar foto.

Apesar das piadas e dos memes na internet, seu Arlindo leva tudo na boa. Ao “G1”, ele contou que suas netas ficaram chateadas quando viram a repercussão nas redes sociais e as acalmou dizendo que “tudo tem um propósito”. “Eu não fiz as esculturas com a intenção de ganhar dinheiro, fiz porque gosto, com o objetivo de deixar algo para a cidade. De certa forma, a postagem foi positiva, agora todo mundo conhece o meu trabalho.

 

Publicidade

Destaques: Arquivo pessoal //Foto 1: Folha de Londrina / Foto 2: Instagram / Fotos 3 a 7: 30 Segundos Produções


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.