Sustentabilidade

Designer inglesa cria filtro para rodas de bicicleta que retém poluição do ar

Redação Hypeness - 20/01/2021 | Atualizada em - 03/03/2021

Uma estudante inglesa de desenho industrial, “de forma muito simples”, conectou um purificador de ar de quatro camadas a uma roda de bicicleta, permitindo que os ciclistas limpem a poluição do ar em qualquer cidade onde pedalem.

Se as bicicletas já eram a forma mais ecologicamente corretas de se locomover, agora elas ganham uma vantagem com o chamado Rolloe.

De acordo com pesquisa da Federação Européia de Ciclistas, a bicicleta média emite 21g de CO2 por quilômetro percorrido – 5g para a fabricação e manutenção e 16g para as calorias consumidas e depois queimadas pelo ciclista. Um veículo motorizado emite diariamente 271g de CO2 por passageiro/quilômetro.

Assim fica claro que a bicicleta está em primeiro lugar nas apostas de eficiência de carbono. Mas as bikes poderiam ser ainda mais sustentáveis? Kristen Tapping, formada pela London Southbank University, acredita que sim.

Sua invenção premiada transforma a roda de bicicleta em um purificador que suga o ar poluído, filtra os poluentes e libera o ar limpo de volta ao mundo – tornando-se uma das maneiras mais ecológicas de se movimentar.

Como o filtro funciona?

O filtro criado por Kristen poderia purificar mais de 250 mil metros quadrados de ar se apenas 10% dos ciclistas de Londres o instalassem em suas rodas dianteiras.

A designer inglesa Kristen Tapping mostra seus filtros para roda de bicicleta

Munida do conhecimento básico de que pedalar uma bicicleta gera energia cinética, tudo o que o Tapping fez para tornar seu sonho realidade foi encontrar uma maneira de canalizar o ar poluído de um lado e expelir o ar limpo do outro.

A tecnologia de filtragem em outros aparelhos já usa ventiladores e turbinas para forçar o ar através dos filtros, que é semelhante a uma roda de bicicleta.

Assim, quanto mais rápido ele gira, mais ar ele puxa e filtra. Mas você não precisa ser um ciclista profissional de alta performance: ela testou o protótipo em um ventilador com um pouco de incenso e até em baixa velocidade funcionou.

Mais sustentável

Depois de terminar o projeto final, ela instalou um filtro de quatro camadas de carvão ativado, HEPA lavável e luffa para limpar pequenas partículas, bem como gases nocivos como CO2, NO2 e Ozônio.

Com um design básico, mas atraente, Rolloe foi lançada com toda a infraestrutura de que precisa para tornar a substituição dos filtros sustentável.

“Por meio de uma coleta, os filtros usados ​​são enviados de volta a Rolloe para lavagem enquanto os filtros limpos são trocados”, explica a designer em seu site.

Rolloe rendeu a Kristen Tapping o prêmio Design Innovation in Plastics 2020, que agora está preparando o grande lançamento no mercado em 2022. Só não sabemos ainda qual será o valor a invenção.

Economia Circular

A ideia ali é recompensar as pessoas que pedalam com mais frequência com créditos de limpeza do ar. Um aplicativo complementar deve ainda rastrear os dados do ciclista, permitindo estabelecer metas e acompanhar seus créditos.

Kristen espera ainda oferecer a tecnologia para que restaurantes ou lojas locais aceitem os créditos de Rolloe como uma forma de pontos para descontos.

Rua de Londres movimentada pelo trânsito de ônibus, caros e bicicletas

Finalmente, o Rolleo pode ser feito por meio de moldagem por injeção simples e uma impressora 3D, enquanto os filtros serão reciclados no final de sua vida útil. Um produto todo pensado para a economia “circular”.

Confira detalhes da invenção no vídeo abaixo:

 

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.