Diversidade

Dia da Visibilidade Trans: 4 filmes que levantam essa bandeira tão urgente

por: Gabriela Rassy

No dia 29 de janeiro, é celebrado o Dia da Visibilidade Trans. A data marcou a primeira vez na história do Brasil em que travestis e transexuais falaram aos parlamentares do Congresso Nacional sobre a realidade dessa população.

As pessoas transexuais, também chamadas de transgêneros ou travestis, têm identidade de gênero diferente de seu sexo biológico. Não precisa ter pênis para ser homem e nem vagina para ser mulher. Afinal, o corpo físico não define ninguém!

Neste dia tão importante, nos unimos ao Telecine para indicar filmes que trazem personagens trans e a importância de levantar essa bandeira. Vale lembrar que todos os títulos estão disponíveis na plataforma de streaming do hub de cinema e que os 30 primeiros dias de assinatura são gratuitos para novos assinantes. Vamos nessa!

1. ‘Indianara’

Documentário acompanha a ativista Indianara Siqueira, que liderou as manifestações do grupo LGBTQI+ que lutam pela própria sobrevivência e contra o preconceito. Revolucionária por natureza, ela enfrentou o governo opressor e encabeçou os atos de resistência contra as ameaças e ataques a travestis e transexuais no Brasil.

Documentário sobre a ativista Indianara

Indianara

2. ‘Orlando, a mulher imortal’

Presenteado pela rainha Elizabeth I com terras e um castelo, o jovem nobre Orlando (Tilda Swinton) também ganha da monarca o dom da juventude eterna. Ao longo dos anos, Orlando presencia a história do Reino Unido e até mesmo muda de sexo no processo. Indicado a dois Oscars, incluindo o de Melhor Design de Produção.

Filme Orlando, a mulher imortal

Orlando, a mulher imortal

3. ‘Bate Coração’

Sandro (André Bankoff) é um cara charmoso e sedutor que está acostumado a uma vida animada de mulheres e balada. Para sua surpresa, um ataque cardíaco acontece e ele recebe um novo coração transplantado da travesti Isadora (Aramis Trindade). Ao passo que tenta se recuperar da cirurgia, Sandro ganha um empurrãozinho de outra dimensão para ajudá-lo a colocar sua vida nos trilhos.

Filme Bate Coração

4. ‘Um Garoto como Jake’

Alex (Claire Danes) e Greg (Jim Parsons) são pais do brilhante Jake, de quatro anos. Prestes a o colocarem na escola, o casal enfrenta uma série de desafios quando ele começa a demonstrar interesse pelo universo feminino. Com personalidades opostas, o casal tenta botar de lado as diferenças em prol da felicidade do menino.

Filme Um Garoto como Jake

Um Garoto como Jake

Curtiu? Então acesse a Cinelist Orgulho LGBTQI+ no Telecine Play e conheça mais filmes inspirados nos dramas, conquistas e histórias da comunidade ao redor do mundo.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
EUA: a história da 1ª transgênero a ocupar cargo no alto escalão do governo federal