Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Com temperatura próxima dos 450º C, uma atmosfera formada quase que somente por dióxido de carbono e uma densidade 90 vezes maior que a da Terra, Vênus é um planeta absolutamente singular e extremo para os padrões terrenos – e principalmente humanos: a vida por lá é impossível. Em um passado remoto, porém, Vênus foi um planeta com clima ameno parecido com o nosso – e que pode até mesmo ter tido vida em sua superfície. A transformação drástica teria ocorrido por conta de um processo similar ao do efeito estufa ou às mudanças climáticas que ocorrem na Terra.
O planeta Vênus © NASA
Pesquisas sugerem que há menos de 1 bilhão de anos o cenário venusiano oferecia oceanos, chuva, neve, continentes, placas tectônicas e outros elementos tão comuns à Terra. Um longo período de intensas atividades vulcânicas teria lançado uma quantidade abissal de dióxido de carbono na atmosfera capaz de causar essa mudança climática radical – que teria evaporado oceanos, encerrado o ciclo hídrico e acabado com qualquer possibilidade de vida por lá.
Superfície venusiana captada por sonda soviética
Um estudo realizado em 2016 comprova que de fato Vênus é uma espécie de planeta irmão da Terra, semelhante em tamanho e estrutura, e que pode ter sido o primeiro a desenvolver vida no Sistema Solar. Desde 1967 que o astrofísico Carl Sagan já sugeria que poderia existir vida nas nuvens venusianas – que, sobrevoando o planeta a cerca de 60 km de altura, possuem clima ameno como o nosso. No ano passado cientistas sugeriram que tal possibilidade pode mesmo ser real.
Vulcão em Vênus © NASA
Nos anos 1970 e 1980, missões soviéticas e estadunidenses foram capazes de coletar dados e registros sugerindo marcas de erosão fluvial e mapeando a face do planeta, com informações sugerem esse passado meteorológico ameno – a hipótese de que o planeta teria sofrido um processo de mudança climática é aventada por diversos pesquisadores desde os anos 1990. Trata-se, portanto, de uma terrível sugestão do pior futuro que a Terra pode atravessar: se a ação humana que vem acelerando o processo de mudança climática de forma intensa não for amenizado, nosso futuro pode ser tão quente e denso quanto o presente em Vênus.
Publicidade
Nos dias de calor extremo, o ar-condicionado funciona como um verdadeiro bálsamo. Esse alívio, porém, além de ser...
Depois que Plutão foi rebaixado a planeta-anão, parece que faltava alguma coisa no Sistema Solar... Agora, os...
Não se trata de viver em uma bolha e ignorar tudo o que se passa ao seu redor, mas sim de saber enxergar o lado bom...
A enfermeira Chelsea Jovanovich tinha apenas 15 anos quando descobriu que sofria de uma síndrome que impediu seu...
No início de janeiro, a agência espacial estadunidense NASA publicou um vídeo registrado a realização de um feito...
Diversos estudos afirmam que substâncias psicodélicas podem ajudar a tratar a depressão, ou pelo menos ajudar a...
Desde que foi identificado como uma pandemia, em meados de março, o coronavírus já se espalhou por todo o mundo, com...
Um artigo publicado no Radiology Case Reports mostrou que um jovem suíço de 20 anos foi parar na UTI com problemas...
Antes apenas parte da imaginação, dos planos da Nasa (e desejos da ficção científica), o espaço sideral tornou-se...