Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Tudo na vida é questão de ponto de vista – a começar pela própria maneira que vemos o mundo, e não só falando figurativamente, mas também de forma literal: cada cor, cada paisagem, cada cenário e até mesmo cada pessoa é vista de forma diferente entre os seres humanos. Mas e os outros animais? Como os animais veem o mundo ao redor? Se incluirmos a visão dos cães, dos gatos, dos peixes, das cobras, lagartos, pássaros e até aranhas, aí a perspectiva da realidade se amplia ao infinito – e nos leva ainda mais à conclusão de que a realidade é múltipla, e determinada por quem a olha: pela perspectiva.
Para responder ao questionamento acima e ilustrar de forma concreta e objetiva essa multiplicidade de realidades, o site Home Advisor simulou a visão de sete animais sobre um mesmo cenário: a sala de uma casa. Vista pelo olhar humano, trata-se um cômodo comum, bem decorado, colorido e convidativo – mas como é essa sala para um cão? E um gato? Como uma cobra enxerga esse espaço? O que uma aranha vê? Foram essas algumas das perguntas respondidas pela matéria, publicada originalmente em inglês no site Bored Panda.
Os cães, por exemplo, enxergam as cores em tons mais pasteis, a partir de somente dos cones óticos, de azul e amarelo. Já os gatos possuem excelente visão noturna, uma amplitude maior do ângulo de visão, mas em tonalidades parecidas com a dos cães. Enquanto isso, um peixinho-dourado enxerga o local sob forte efeito psicodélico: o bicho enxerga, é claro, como que em uma lente olho-de-peixe, com mais cores do que nós, e ainda a capacidade de ver os raios ultravioletas, em resultado parecido com a visão dos papagaios – que enxerga os raios UV, e cores azuis, verdes e vermelhas, com uma amplitude angular de 300 graus.
Nada se compara, porém, à louca visão das aranhas e principalmente das cobras. Os aracnídeos, apesar dos oito sensores óticos, enxergam borrado e com pouca definição de cores, e as cobras veem o mundo numa verdadeira explosão: com pouca visão de dia, algumas cobras possuem visão infravermelha, capaz de visualizar o calor: logo, alguns tipos enxergam como que em uma imagem térmica.
Seja você o bicho que for, o fato é que o mundo nunca é somente o que pensamos que ele é – ou o que vemos ele ser.
Publicidade
Tem horas que dá vontade de fugir desse planeta, não é mesmo? Infelizmente, ainda não é nada fácil sair por...
Na busca incansável por caminhos de saúde e cura em casos de câncer, uma terapia comumente utilizada em...
Encontrar um novo corpo celeste no universo é feito raro, que muitas vezes toma uma vida inteira de pesquisa para...
Foi descoberto nos EUA o primeiro fóssil de um dinossauro que morreu por conta do impacto do asteroide que extinguiu...
Nos filmes, séries e livros, é comum que a morte se anuncie a um personagem acompanhada de um imenso flashback,...
Realizado por cientistas da Universidade de Montreal, no Canadá, um novo estudo sugere que os impactos do uso da...
Cientistas da Universidade de Varsóvia, na Polônia, descobriram uma múmia que foi embalsamada enquanto estava...
Em entrevista coletiva nessa sexta-feira (25), o Instituto Butantan e o Governo do Estado de São Paulo anunciaram que...
Cientistas de um grupo financiado pela Nasa descobriram evidências de um provável 'universo paralelo' onde o tempo...