Ciência

Estas imagens mostram a forma como 7 animais veem o mundo

por: Vitor Paiva

Tudo na vida é questão de ponto de vista – a começar pela própria maneira que vemos o mundo, e não só falando figurativamente, mas também de forma literal: cada cor, cada paisagem, cada cenário e até mesmo cada pessoa é vista de forma diferente entre os seres humanos. Mas e os outros animais? Como os animais veem o mundo ao redor? Se incluirmos a visão dos cães, dos gatos, dos peixes, das cobras, lagartos, pássaros e até aranhas, aí a perspectiva da realidade se amplia ao infinito – e nos leva ainda mais à conclusão de que a realidade é múltipla, e determinada por quem a olha: pela perspectiva.

Para responder ao questionamento acima e ilustrar de forma concreta e objetiva essa multiplicidade de realidades, o site Home Advisor simulou a visão de sete animais sobre um mesmo cenário: a sala de uma casa. Vista pelo olhar humano, trata-se um cômodo comum, bem decorado, colorido e convidativo – mas como é essa sala para um cão? E um gato? Como uma cobra enxerga esse espaço? O que uma aranha vê? Foram essas algumas das perguntas respondidas pela matéria, publicada originalmente em inglês no site Bored Panda.

Visão humana:

Visão de um cachorro:

Os cães, por exemplo, enxergam as cores em tons mais pasteis, a partir de somente dos cones óticos, de azul e amarelo. Já os gatos possuem excelente visão noturna, uma amplitude maior do ângulo de visão, mas em tonalidades parecidas com a dos cães. Enquanto isso, um peixinho-dourado enxerga o local sob forte efeito psicodélico: o bicho enxerga, é claro, como que em uma lente olho-de-peixe, com mais cores do que nós, e ainda a capacidade de ver os raios ultravioletas, em resultado parecido com a visão dos papagaios – que enxerga os raios UV, e cores azuis, verdes e vermelhas, com uma amplitude angular de 300 graus.

Visão humana:

Visão de um gato:

Nada se compara, porém, à louca visão das aranhas e principalmente das cobras. Os aracnídeos, apesar dos oito sensores óticos, enxergam borrado e com pouca definição de cores, e as cobras veem o mundo numa verdadeira explosão: com pouca visão de dia, algumas cobras possuem visão infravermelha, capaz de visualizar o calor: logo, alguns tipos enxergam como que em uma imagem térmica.

Visão Humana:

Visão de um peixinho-dourado:

Seja você o bicho que for, o fato é que o mundo nunca é somente o que pensamos que ele é – ou o que vemos ele ser.

Visão Humana:

Visão de uma cobra:

Visão Humana:

Visão de uma aranha:

Visão Humana:

Visão de um papagaio:

Visão Humana:

Visão de um camaleão:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

© fotos: divulgação/Bored Panda


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Este é o lugar mais quente da Terra com temperaturas que já chegaram aos 70ºC