Debate

Fernando Cury, filmado apalpando seio de vereadora, vira alvo de investigação criminal

por: Redação Hypeness

A Justiça de São Paulo autorizou uma investigação criminal contra o deputado estadual Fernando Cury (CIDADANIA-SP), que foi filmado apalpando o seio da parlamentar Isa Penna (PSOL) durante uma sessão na Assembleia Legislativa no fim do mês de dezembro de 2020.  Depois de passar por inquérito dentro do próprio partido, Fernando Cury será investigado pelo MP pela acusação de assédio.

Fernando Cury vai passar por processo na esfera criminal por assédio sexual; deputado da bancada ruralista é apontado como “agroboy” por outros parlamentares

Crime contra liberdade sexual, diz promotoria 

O desembargador João Carlos Saletti autorizou a continuidade das investigações pelo Ministério Público nessa sexta-feira (15), mas a decisão foi publicada apenas nessa segunda-feira (18). O MP teve de fazer o pedido para dar continuidade ao inquérito por Cury ser detentor de foro privilegiado.

Serão ouvidos 11 parlamentares estaduais: o presidente da casa Cauê Macris (PSDB) e Carlos Eduardo Pignatari (PSDB), Erika Malanguinho (PSOL), Professora Bebel (PT), Alex de Madureira (PSD), Roberto Morais (Cidadania), Carlos Gianazzi (PSOL), Ricardo Mellão (Novo), Barba (PT), Gilmaci dos Santos (Republicanos) e André do Prado (PL).

– Vereadora ouve ‘cala a boca’ de colega e protesta contra ‘chiliques de barba’ na política

A promotoria do caso afirma que houve crime contra a liberdade sexual e que os fatos apontam que há “contornos de infração criminal”.

Cury passou por processo disciplinar dentro do próprio partido. O Conselho de Ética do Cidadania recomendou a expulsão do parlamentar da sigla. “As imagens do plenário por si conferem clareza ao acontecimento, com nitidez, câmeras flagraram um comportamento descabido, rasteiro e incongruente por parte do deputado Fernando Cury. O fato é grave e insolente, não nos permite outra interpretação que não a de estarmos diante de um acontecimento desrespeitoso e afrontoso, que deve ser combatido”, destacou a relatora.

O deputado entrou com uma liminar para suspender o efeito do processo disciplinar no próprio partido e conseguiu a interrupção da investigação.

Em nota de dezembro, o Partido Socialismo e Liberdade, sigla da qual Penna faz parte, afirma que outras parlamentares já sofreram assédio na ALESP. “A violência política de gênero que Isa Penna sofreu publicamente na ALESP infelizmente não é um caso excepcional, dado que ela e as deputadas Mônica Seixas e Erica Malunguinho, do mesmo partido, já foram assediadas em ocasiões anteriores”.

– Vereador que cheirou calcinha comestível em chamada de vídeo consegue salvar mandato

A deputada Isa Penna concedeu recente entrevista à Folha de São Paulo afirmando que, infelizmente, esse tipo de comportamento é comum dentro da política. “Teve um momento em que os deputados estavam falando entre eles que tinha que ver se não era montagem. Mas em seguida eles viram [o vídeo] e acabou. O vídeo foi um gatilho para muita gente, eu recebi mensagens de mulheres abaladas. Eu recebi muita força, uma enxurrada de apoio. Se você é mulher e faz política, você sabe que vai sofrer assédio“, disse.

Veja o vídeo em que Fernando Cury apalpa o seio de Isa Penna na ALESP:

A defesa de Cury nega que o toque do deputado no seio de Isa Penna tenha tido “conotação sexual”. Através de prova pericial das imagens captadas pelas câmeras da Assembleia Legislativa, a defesa demonstrará, inclusive, que não houve apalpação de seio, mas, exclusivamente, um abraço sem malícia, sem conotação sexual e sem discriminação de gênero”, afirmaram os representantes legais de Cury em nota.

Publicidade

Fotos: Divulgação/Alesp


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: array_map(): Expected parameter 2 to be an array, bool given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 2

Warning: array_intersect(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 11

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘BBB’: Globo fala sobre suspeita de covid-19 após Carla Díaz e Caio reclamarem de falta de paladar