Ciência

Fotografia retrata emoções de último encontro entre mãe e filha antes de morte por covid-19

Vitor Paiva - 08/01/2021 | Atualizada em - 05/03/2021

As estatísticas da atual pandemia no Brasil já são o suficiente para embrulhar nosso estômago e dobrar nossos corações com a dimensão da tragédia: enfrentando média de cerca de 1000 mortes por dia, o país já superou a casa das 200 mil vítimas da Covid-19. Num país como o Brasil, porém, rapidamente nos acostumamos com os piores quadros, e muitas vezes as estatísticas parecem perder o sentido, feito fossem somente números, Por trás delas, porém, existem vidas singulares: como as de Maria Rico e Anabel Sharma, mãe e filha que contrariam o novo coronavírus e foram internadas juntas. Pois a tocante foto das duas de mãos dadas em seus leitos se revelaria a última de Maria Rico com vida – e oferece uma das milhões de dimensões humanas da pandemia.

A tocante última foto: mãe e filha no hospital pela Covid

Anabel viu a mãe falecer ao seu lado aos 76 anos em um hospital na Inglaterra, onde vivia – e pôde ao menos ficar feliz por ela não ter morrido sozinha. Meia hora antes, Maria Rico decidiu retirar a máscara de oxigênio para falar com as filhas uma última vez, em cena que, segundo a filha contou à reportagem da BBC, foi de “partir o coração”. “Minha mãe pediu que tirassem a máscara dela e eles disseram: ‘Assim que tirarmos, você não terá muito tempo’. Ela disse, ‘sim, eu sei disso, mas já tive o suficiente'”, recorda Anabel, que contou que puderam passar cinco minutos com ela ainda conseguindo falar, até sua mãe perder a consciência.

“Ela nos disse que não tinha medo de morrer, que estava pronta. Disse que eu precisava lutar muito porque tinha os filhos em casa”, lembra a filha que segurou a mão da mãe até o último instante ao lado de sua irmã – que utilizou equipamento de proteção especial para poder estar nesse tocante momento. Anabel crê que a doença entrou em sua casa através de um de seus filhos, que teria contraído na escola, e afirma que o vírus agiu com velocidade devastadora: todos os membros da família testaram positivo.

“Gostaria de pedir às pessoas que sigam todas as precauções e pensem nos outros”, afirmou a filha, que assistiu ao funeral da mãe – que era, segundo Anabel, uma “avó incrível” e “muito obstinada” – em transmissão ao vivo, já que ainda se encontrava no hospital.

Publicidade

© fotos: arquivo pessoal


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Este pequeno roedor vegetariano foi o ancestral terrestre das baleias