Fotografia

Fotografias misteriosas de 70 anos encontradas em câmera antiga disparam busca internacional

por: Vitor Paiva

A descoberta de um filme fotográfico dentro de uma câmera com mais de sete décadas que jamais havia sido revelado iniciou uma verdadeira busca internacional pela identidade do casal que protagoniza as imagens. As fotos foram descobertas dentro de uma antiga câmera Leica Illa, comprada alguns anos atrás pelo colecionador irlandês William Fagan, mas reveladas somente recentemente – para surpresa do colecionador, o filme recuperado revelou um casal viajando pela Europa, em belíssimas imagens de um período específico e importante da história do continente.

jovem em foto descoberta em filme fotográfico de 70 anos atrás

A jovem que aparece nas fotos descobertas no misterioso filme revelado, junto de cão

As fotos mostram uma mulher jovem e um homem mais velho viajando pelo norte da Itália e pela Suíça no início dos anos 1950 – quando o continente europeu ainda essencialmente se recuperava do impacto da Segunda Guerra Mundial, encerrada em 1945. “O filme viajou na câmera, de dono a dono, ao longo de décadas”, afirmou Fagan, que recorreu ao amigo Mike Evans e seu site Macfilos, de fotografia e tecnologia, para tentar descobrir a identidade do casal.

jovem em foto descoberta em filme fotográfico de 70 anos atrás

A jovem em café na Itália, em outra foto revelada

Homem em foto descoberta em filme fotográfico de 70 anos atrás

O homem mais velho, também presente nas fotos, no mesmo café

“Diante da idade do casal à época, há uma grande chance de eles não estarem mais entre nós. Eu pensei por muito tempo se deveria mesmo mostrar as fotos, mesmo passados tantos anos, mas não há outra opção para descobrir quem são”.

jovem em carro em foto descoberta em filme fotográfico de 70 anos atrás

jovem em carro em mais uma das fotos descoberta em filme fotográfico de 70 anos atrás

As imagens não trazem grandes informações sobre sua origem e, para começar a verdadeira caça ao tesouro por maiores informações sobre as fotos, a investigação teve que focar em detalhes. Informações sobre um carro que aparece nas imagens – um BMW 315 cabriolet, modelo fabricado entre os anos de 1935 e 1937 – e principalmente o tipo de placa do veículo, utilizada durante a ocupação dos EUA em Munique, na Alemanha, no ano de 1948, combinando com outros dados a respeito dos locais registrados, levou Fagan a concluir que a misteriosa viagem aconteceu em maio de 1951, e passou por Zurique, na Suíça, e pelo Lago Como e Bellagio, no norte da Itália – mas a identidade do casal permanece desconhecida.

O Lago Como, ao norte da Itália, em foto revelada no filme

O Lago Como, ao norte da Itália, em foto revelada no filme

O Lago Como, ao norte da Itália, em foto revelada no filme

O Lago Como, ao norte da Itália, em foto revelada no filme

“as duas pessoas são uma mulher com idade por volta de 30 anos e um homem cerca de 10 anos mais velho, à minha vista”, comentou Fagan. “E eles viajavam com um pequeno Dachshund que aparece na foto de Zurique. Diversas questões permanecem sem resposta: por que o filme nunca foi concluído? Por isso ele nunca foi revelado, ou há outro motivo? Será que a câmera era emprestada, e foi devolvida ao dono com o filme dentro? Ou será que a câmera foi roubada?”, perguntou o colecionador, em post no site.

câmera Laica antiga

A câmera Leica comprada pelo colecionador irlandês

Filme fotográfico Laica de 70 anos atrás

O filme fotográfico original, finalmente revelado

E a busca pela identidade do casal continua, com milhares de “investigadores” virtuais ajudando através do Macfilos ou do e-mail [email protected].

Jovem das fotos descobertas em filme fotográfico de 70 anos atrás

Jovem das fotos descobertas em filme fotográfico de 70 anos atrás

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

© fotos: reprodução/William Fagan


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fotógrafo registra gatos pelas ruas provando que os felinos são mesmo os reis do mundo