Futuro

Fundo Brasil e COIAB têm campanha para levar oxigênio e alimentos a povos indígenas

Redação Hypeness - 28/01/2021 | Atualizada em - 03/03/2021

Com o agravamento da pandemia de Covid-19 em Manaus e outros municípios do estado do Amazonas, o Fundo Brasil junto a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) estão em campanha para fornecer oxigênio e alimentos aos povos indígenas da região.

O Fundo de Apoio Emergencial: Covid-19 – Emergência Amazônia está captando recursos para ajudar a viabilizar, em caráter de urgência, três cilindros de oxigênio para cada uma das 58 Casas de Saúde Indígena (Casais), em um total de 174 cilindros, e cestas de alimentos a 2.000 famílias indígenas de Manaus, inicialmente.

Indigena vacinada do Amazonas por Marcelo Camargo/Agência Brasil

Indigena vacinada do Amazonas por Marcelo Camargo/Agência Brasil

A meta global da campanha é chegar a 6 milhões de reais arrecadados e atender a cerca de 400 mil pessoas nos nove estados da região amazônica nos quais a COIAB atua.

A COIAB identifica necessidade das seguintes ações: vacinação para 100% da população indígena em território nacional, barreiras sanitárias/epidemiológicas e Unidades de Atendimento Primário Indígena (UAPIs), Equipamentos de Proteção Individual, aquisição de insumos hospitalares e de cilindros de oxigênio para as Casas de Saúde Indígena, além de apoio logístico (combustível e fretes fluvial, aéreo e terrestre).

“Diante de tudo o que estamos acompanhando nos meios de comunicação, afirmo: aqui de perto, a realidade de Manaus é muito pior.

O cenário é de guerra em busca de um elemento essencial: oxigênio. Precisamos evitar a todo custo que isso se espalhe mais”, disse Nara Baré, coordenadora geral da COIAB.

Para doar para o Fundo de Apoio Emergencial: Covid-19 – Emergência Amazônia, basta acessar o site do Fundo Brasil.

COIAB

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira é a maior organização indígena regional do país, criada e liderada por esses povos e atuante em nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Foi criada em 1989 por lideranças de povos indígenas, com a missão de defender os direitos desses povos à terra, saúde, educação, cultura e sustentabilidade, considerando sua diversidade e visando sua autonomia e protagonismo, por meio de articulação política e fortalecimento das diversas organizações locais.

A COIAB é parceira do Fundo Brasil em outra linha de apoio, o Fundo Emergencial SOS Amazônia, que destina recursos com rapidez para o atendimento de necessidades urgentes de ativistas, povos e organizações indígenas que estão sob ameaça.

Fundo Brasil

O Fundo Brasil de Direitos Humanos é uma fundação independente, sem fins lucrativos, com a proposta inovadora de construir mecanismos sustentáveis para canalizar recursos destinados aos defensores de direitos humanos.

A fundação impulsiona as atividades de pessoas e organizações não governamentais voltadas à defesa dos direitos no país.

Faz isso por meio de um modelo de apoio a projetos que estimula o investimento social e desenvolve a filantropia nacional voltada para a justiça social.

As ações do Fundo Brasil visam dar visibilidade ao papel das organizações na defesa dos direitos humanos.

O processo contribui para transformar a realidade e a multiplicação dessas experiências contribui para o fortalecimento da democracia.

Publicidade

Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.