Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Carlos Roberto Pinto de Souza morreu nesta segunda-feira (11), aos 59 anos, por complicações da covid-19. A diretoria comandada pelo general é responsável pela elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para muitos, a principal porta de entrada para cursos superiores.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, no início da noite desta segunda-feira (12), nota de pesar pelo falecimento. “A presidência do Inep, em nome de todos os seus colaboradores, agradece o trabalho desempenhado com dedicação, entusiasmo, responsabilidade e senso ético pelo diretor Carlos Roberto. Seu nome estará registrado na história do Inep”, diz o texto, que não citou a doença.
– Enem digital, com 1ª edição em meio à pandemia, pode virar tendência, diz Inep
General responsável pelo Enem morre de covid-19 e reforça apelo para adiamento do exame
O Inep informou ainda que o general participou ativamente da concepção do Enem Digital e do Novo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), principal projeto a que se dedicava nos últimos meses.
Segundo informações colhidas pela Folha de São Paulo, Souza morreu em Curitiba (PR), onde se tratava contra o novo coronavírus desde dezembro de 2020. O militar da reserva havia assumido a Daeb (Diretoria de Avaliação da Educação Básica), também parte do Inep em agosto de 2019. Antes, ocupou, entre outros cargos, o Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército e o Centro de Defesa Cibernética do Exército.
– Mulheres escrevem maioria de redações nota mil no Enem
Por causa do avanço da pandemia do novo coronavírus, a Defensoria Pública da União foi à Justiça para pedir novo adiamento do Enem, assim como o público tem pedido na internet, com a hashtag #AdiaEnem.
Mas, os apelos parecem não estar comovendo o ministro da Educação, Milton Ribeiro, que afirmou, nesta terça-feira (12), que a prova não será adiada. Ele declarou ainda que apenas uma minoria é contra a realização do exame.
“Não vamos adiar o Enem. Primeiro porque tomamos todos os cuidados de biossegurança possíveis. Queremos dar tranquilidade para você que vai fazer a prova, assim como aconteceu no domingo (10), em menor proporção, claro, no exame da Fuvest”, falou Ribeiro em entrevista à CNN.
– Idosa proibida pelo marido de estudar faz Enem pela 1ª vez e sonha em ser contadora
Milton Ribeiro, ministro da Educação, se recusa em adiar no Enem
O Enem está agendado para 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). Mais de 5,783 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.
O ministro citou ainda um trecho dos Provérbios da Bíblia, afirmando que “a esperança que se adia adoece o coração” e que o governo não pode fazer isso com os estudantes e suas expectativas. Sobre a morte de Carlos Roberto Pinto de Souza, Milton Ribeiro declarou tratar-se de uma situação lamentável para todos.
– Protesto contra o racismo inclui campanha para pagar taxa do Enem de jovens negros
O ministro também está firme quanto a decisão de apoiar a volta às aulas presenciais, mesmo com a piora dos índices da pandemia do novo coronavírus, Ribeiro afirmou que a questão em relação às crianças é mais tratada por estados e municípios, “embora o MEC tenha transferido mais de R$ 600 milhões para 119 mil escolas comprares álcool gel e EPIs”, justificou, também à CNN Brasil.
As redes sociais seguem pedindo o adiamento do Enem. Veja a repercussão com a hashtag #AdiaEnem.
O número de mortes por COVID disparou no país, a taxa de contaminação do vírus saiu de controle em uma semana, mas o Ministro da Educação insiste em manter a data do ENEM. Esse governo quer nos matar! #adiaenem2020 #adiaenem
— Leoni (@Leoni_a_jato) January 12, 2021
Ignorando pedido dos estudantes, apelo de organizações sociais e recomendações científicas, a Justiça Federal decide não adiar o ENEM. Serão 5,78 milhões fazendo o exame frente a uma das maiores médias de contaminação por COVID no país.
É irresponsável, é assassino!#AdiaEnem
— Renata Souza (@renatasouzario) January 12, 2021
MEC: É apenas uma minoria que pede o adiamento do Enem
Maioria: Queremos o Enem em Maio
Minoria: Queremos o Enem em Janeiro
Eles só escutam a minoria quando lhe convém#AdiaEnem #InepMata pic.twitter.com/sXqlYGo3iS
— Meow (@caosfinito) January 12, 2021
8 milhões de casos
203 mil mortes
6 milhões de inscritos
diretor do inep morreu por covid
22% dos estudantes não tem acesso a internet
46% não tem computador em casa
ADIA ESTA MERDA #adiaenem— tai (@wtftainara) January 12, 2021
Mal dia! #BolsonaroGenocida e seu Ministro da saúde general não profissional da saúde com Curriculum Lattes válido. Pra enviar 5 milhões de estudantes pra fazer o Enem pelo Brasil em meio a segunda onda do COVID19. Quem apoia devia sentir vergonha.#AdiaEnem
— Rodrigo Cientista Sindicalista Artesão (@RodrigoBiomedi) January 12, 2021
O Brasil chegou a 8,13 milhões de casos e 203,5 mil mortes por Covid, mas Bolsonaro insiste em manter o Enem este mês. Nem mesmo a lamentável morte do diretor do Inep, responsável pelas provas, é capaz de sensibilizar o presidente. Um grande absurdo! Seguimos exigindo #AdiaEnem
— Leticiaferreira 🦋 (@Leticia48533604) January 12, 2021
Publicidade
Uma pesquisa realizada no Reino Unido revelou que 45% dos homens solteiros esperam até quatro meses para lavar seus...
Com mais de 7 milhões de seguidores no Twitter e 30 milhões no Instagram, a apresentadora e influenciadora digital...
Chernobyl voltou ao hype depois do lançamento bem-sucedido de uma série sobre o desastre nuclear de 1986. Os...
Uma cliente assídua do restaurante Tate’s Artesanal, no Rio de Janeiro, recebeu um pedido um pouco diferente do...
Já são cinco dias desde que a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e o motorista Anderson Pedro Gomes foram...
Entre tantas medidas polêmicas a decisão de Donald Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo do Clima de Paris...
Durante mais de seis horas, parte considerável da história do Brasil e do mundo se esvaiu junto com as cinzas de um...
No começo do mês, a esteticista Cristiane Boneta, uma mulher negra de cabelo black power, foi ao dentista para fazer...
Você que trabalha cuidando da casa, quantas vezes não ouviu de alguém que não faz nada? Quando mulher e...