Sustentabilidade

Golfinhos sofrem com doença de pele letal provocada por emergência climática

Redação Hypeness - 07/01/2021

Uma nova doença de pele letal foi identificada em golfinhos, e a causa está diretamente ligada à emergência climática. A descoberta foi feita por cientistas do Centro de Mamíferos Marinhos em Sausalito, nos Estados Unidos, da Fundação de Mamíferos Marinhos e da Universidade de Murdoch, ambas na Austrália.

Segundo conclusões de um estudo publicado na “Scientific Reports“, a patologia foi encontrada pela primeira vez em 2005 em golfinhos do gênero Tursiops que habitavam a costa de Nova Orleans, nos Estados Unidos.

O incidente foi descoberto pouco após o Furacão Katrina, e, desde então, pesquisadores trabalharam para entender e documentar as causas.

– Mortes de baleias e golfinhos em Santa Catarina preocupa cientistas

Imagem de fêmea adulta de golfinho da espécie T. aduncus, morta em 2009 por conta da doença de pele de água doce

Chamada de doença de pele de água doce (FWSD, na sigla em inglês), a condição, como aponta a “Revista Galileu“, já apareceu em comunidades de golfinhos espalhadas por todo o globo. Segundo as análises, a principal causa da afecção seria o declínio da salinidade da água, fenômeno acentuado pelas mudanças climáticas.

– Golfinhos cor-de-rosa reaparecem com bloqueio de barcos em Hong Kong

“Com uma temporada recorde de furacões no Golfo do México este ano e sistemas de tempestades mais intensos em todo o mundo devido às mudanças climáticas, podemos esperar ver mais desses surtos devastadores matando golfinhos”, explica, em nota, Pádraig Duignan, patologista-chefe do Centro de Mamíferos Marinhos em Sausalito.

A doença faz com que os golfinhos desenvolvam lesões cutâneas irregulares por todo o corpo, capazes de cobrir até 70% da pele dos animais.

Para os especialistas, o aumento de tempestades e furacões por conta de mudanças climáticas é de grande preocupação para o avanço da patologia. Isso porque a baixa preocupante na salinidade da água ocorre de acordo com a quantidade de água doce repentinamente disposta no mar devido a fenômenos naturais.

Apesar da salinidade se equilibrar naturalmente, esse processo pode levar meses e, assim, prejudicar com seriedade a qualidade de vida dos golfinhos.

Tempestades e furacões mais frequentes colocam em risco comunidades de golfinhos em todo o mundo

Publicidade

Foto 1: Divulgação/Dr Nahiid Stephens / Foto 2: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
‘Amazônia em chamas’: doc põe navalha na carne, principal causadora do desmatamento no Brasil