Debate

Governo do Amazonas enviou pedido de oxigênio ao RJ para e-mail errado

por: Redação Hypeness

Há cinco dias, o estado do Amazonas fez um pedido a todos os estados para tentar evitar o que agora se consolida como um novo colapso no sistema de saúde amazonense. Assinado pelo governador Wilson Lima (PSC), o documento cita uma crise sem precedentes em meio à pandemia de covid-19, devido, entre outros motivos, a ocupação total de leitos e a “iminência” de desabastecimento de oxigênio. Ele pediu ao Rio de Janeiro o envio dos cilindros, se possível. Só que a mensagem foi enviada ao endereço incorreto. 

Segundo documento obtido pelo G1, no e-mail endereçado ao governo do Rio, todos os destinatários estavam errados. Francisco Dornelles, ex-vice governador, atualmente sem cargo; Dorita, ex-chefe de gabinete de Dornelles, também sem cargo e o e-mail de eventos da Vice-Governadoria do RJ. 

Governo do Amazonas enviou pedido de oxigênio ao RJ para e-mail errado

– Manaus está sem oxigênio em hospitais que ‘viraram câmara de asfixia’, diz pesquisador

Detalhe, a crise prevista no pedido se concretizou na última quinta-feira (14). O sistema de saúde amazonense enfrenta um colapso e mais de 200 pacientes serão levados a outros estados para receber atendimento. Os hospitais estão lotados e sem oxigênio. Tudo isso com o aumento de infecções provocadas pela transmissão da covid-19.

O último e-mail é endereçado ao setor responsável por organizar os eventos do vice-governador, cargo que está vago desde que Cláudio Castro (PSC) substituiu Wilson Witzel (PSC) como governador. Witzel foi afastado ainda em 2020 pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) por denúncias de corrupção na saúde em plena pandemia. 

– Coronavírus: Manaus relata colapso e tenta avião para repor estoque de caixões

Manaus vive crise sem precedentes por falta de oxigênio

No ofício enviado ao governador Cláudio Castro obtido pelo G1, Wilson Miranda Lima afirma que há um problema “sem precedentes no sistema de saúde” de Amazonas.

“Em face dessa realidade e lastreado no princípio da mútua cooperação que deve existir entre os entes federados, vimos por meio desta solicitar a disponibilização de estoque de oxigênio de uso hospitalar dessa unidade da Federação para que o Amazonas possa mitigar os efeitos da pandemia e com isso salvar vidas”, escreve. 

– Primeiro Centro de Medicina Indígena é inaugurado em Manaus

Manaus esta transferido pacientes para outros estados

Ainda de acordo com o documento, o governador do Amazonas ressalta que o colapso “resultou a ocupação integral tanto da rede pública quanto da privada”. A informação só chegou ao governador em exercício do Rio na noite de quinta-feira (14), quando ele ligou para Wilson Lima para informar que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) vai fazer um levantamento dos insumos que podem ajudar o Amazonas.

– Governo do Amazonas vira piada com máscara contra coronavírus do tamanho de um shorts

Em nota, o governo amazonense admitiu o equívoco. “O Comitê de Enfrentamento da Covid-19 do Estado enviou para um mailing desatualizado, erro que está sendo corrigido”.

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/G1/foto 2: Getty Images/foto 3: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Polícia prende homem com covid-19 que contaminava carros no RS