Design

Ikea agora vende mini casas móveis para quem quer uma vida simples, livre e sustentável

Vitor Paiva - 15/01/2021 | Atualizada em - 05/03/2021

Quem sonha com uma vida mais nômade, livre de amarras e principalmente ecologicamente correta poderá encontrar na IKEA uma parceira capaz de tornar tal sonho em realidade: em uma casa móvel, sustentável, bonita e praticamente sem emissão de gases poluentes – e melhor, por um preço razoável. A ideia da gigante sueca do ramo dos móveis por trás de sua mini casa sobre rodas ecológica é mostrar que “qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode ter uma vida mais sustentável”.

Com 17 metros quadrados e preparada como um reboque a ser transportada acoplada a um veículo, a casa já vem decorada com móveis IKEA, e tem como fonte de energia uma série de painéis solares, que fazem funcionar tudo em seu interior. Assim, a única emissão vem de fato do veículo, e nada mais.

A construção da mini casa-reboque prioriza materiais renováveis, reutilizáveis e reciclados – a madeira vem de um cultivo sustentável de pinheiros e os armários da cozinha, por exemplo, são feitos com tampinhas recicladas de garrafas, e o banheiro também é ecológico.

“O projeto usou produtos sustentáveis e multifuncionais que ajudam a economizar espaço e energia”, conta Abbey Stark, chefe do departamento de design interior da IKEA – mas nem por isso a casa abre mão da estética, do espaço ou do conforto. Trata-se de uma residência que tem em seu tamanho reduzido um charme e uma atração, e não um problema: é uma mini casa móvel e consciente, mas que oferece todas as melhores atrações que um equipamento do tipo pode oferecer.

A novidade procura posicionar a IKEA diante de um problema crescente e alarmante, já que a indústria habitacional é responsável por parte considerável da emissão de gases poluentes no planeta. “Construímos uma mini casa sustentável a partir do zero para educar e inspirar as pessoas a levar a sustentabilidade para a sua vida”, afirma a divulgação da empresa. Trata-se de um verdadeiro movimento: que defende as “casas minúsculas” como caminho para a sustentabilidade.

A BOHO XL/IKEA, como a casa é chamada no site, vem com o exterior em estilo Shou Sugi Ban, paredes brancas com telhado com iluminação natural, bomba e aquecedor de água, armários de cozinha escuros, mobília, cortina nas janelas, banheiro com chuveiro, tomadas USB, cama em tamanho Queen, armários e um sofá com espaço para armário.

A novidade é uma parceria da empresa sueca com a Vox Creative e a Escape, empresa especializada em “casas minúsculas”. Segundo consta, a instalação completa da mini casa da IKEA leva cerca de 60 dias, e alguns modelos já estão sendo vendidos por valores a partir de US$ 47.550,00 dólares – equivalente a cerca de R$ 252.400,00 reais.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é mestre e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publica artigos, ensaios e reportagens, é autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Museu das Torradeiras reúne modelos de todas as décadas e é pura nostalgia