Debate

Influenciadores digitais estão na 1ª fila de vacinação contra covid-19 na Indonésia

Redação Hypeness - 14/01/2021

A Indonésia começou a sua vacinação com a Coronavac nessa quarta-feira (13). A imunização no país será bastante curiosa. Isso porque o Ministério da Saúde local decidiu colocar a população mais jovem como prioridade para tomar as primeiras doses da vacina e também porque influenciadores digitais terão prioridade na fila para conseguir a Coronavac.

– Vacina contra covid-19 começa dia 20, dizem prefeitos; estes são os documentos necessários para se imunizar 

Presidente da Indonésia, Joko Widodo, toma vacina contra covid-19

O motivo para a priorizar os mais jovens é o seguinte: o país não conseguiu fazer testes em massa na população idosa e portanto desconhece a eficácia do imunizante para os grupos de risco no arquipélago. O outro argumento que justifica a priorização inversa a que vemos na Europa e nos EUA é que, como os mais jovens circulam mais por serem a população economicamente ativa, isso impediria o vírus de circular com tanta rapidez. Mas antes dos mais jovens estão os profissionais de saúde e os influenciadores digitais.

– Governo suspende compra de seringas para vacina contra covid-19 até que preços ‘voltem à normalidade’

Agora, por que os famosinhos no Instagram tem prioridade igual a dos profissionais da linha de frente? O motivo é nobre: com o crescimento do movimento de teoria de conspiração antivacina, a ideia é fazer com que a população sinta confiança e seja estimulada a se imunizar.

Aqui no Brasil vemos uma forte expansão de descrença nas vacinas que foram testas e se demonstraram seguras e eficazes. O governo indonésio anteveu esse movimento e colocou personalidades famosas para dar o exemplo e tomar a vacina, fortalecendo a confiança da população, em especial mais jovem, no imunizante produzido pela Sinovac.

– Argentina começou vacinação; Brasil apresenta 3 datas sem agenda fixa

Apesar de ser um país mais populoso que o Brasil, com 267 milhões de habitantes, foi somente nessa quarta que a Indonésia alcançou o recorde de mortes pela covid-19 em um dia: 307 pessoas foram vítimas da doença. O país teve 800 mil casos e 25 mil mortes por conta da pandemia.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
WhatsApp: você tem até o dia 15 para aceitar os termos