Tecnologia

Inteligência artificial é usada para recriar personalidades do passado – e das pinturas – em fotografias perfeitas

Vitor Paiva - 22/01/2021 | Atualizada em - 05/03/2021

A inteligência artificial sugere uma tecnologia não natural, radicalmente diferente da carne-e-osso, do calor e até mesmo da textura dos corpos vivos dos seres humanos. O artista gráfico estadunidense Nathan Shipley, no entanto, dobra essa distância e aproxima a IA da vida real, e utliza seus talentos e as capacidades da tecnologia para justamente dar vida às personalidades que só conhecemos por pintura, ou mesmo que só existem nas telas – pintadas, dos cinemas ou dos computadores. Da família real britânica, passando por alguns presidentes históricos dos EUA, grandes artistas do passado e chegando até a personagens das mais queridas animações, tudo que é desenho ou pintura é transformado em imagens hiper-realistas, feito fossem fotografias, nas mãos de Shipley.

William Shakespeare

recriação do rosto de William Shakespeare feita por Nathan Shipley usando inteligência artificial

Henrique VIII

recriação do rosto de Henrique VIII feita por Nathan Shipley usando inteligência artificial

O trabalho do artista gráfico já foi responsável por trazer o grande pintor catalão Salvador Dalí de volta à vida em vídeo para experiência imersiva no Museu Dali, nos EUA. Para essa seleção aqui publicada, Shipley “reencarnou” em imagem nomes como o poeta e dramaturgo William Shakespeare, o pintor holandês Rembrandt, os presidentes estadunidenses George Washington, Ulysses Grant e Benjamin Franklin, a jovem rainha Elizabeth I, e até o Sr. Incrível e a Mona Lisa.

Ulysses S. Grant (Presidente dos EUA)

recriação do rosto de Ulysses S. Grant feita por Nathan Shipley usando inteligência artificial

George Washington (Presidente dos EUA)

recriação do rosto de George Washington feita por Nathan Shipley usando inteligência artificial

Benjamin Franklin (Presidente dos EUA)

recriação do rosto de Benjamin Franklin feita por Nathan Shipley usando inteligência artificial

“Eu sou um diretor técnico, um tecnologista criativo, um supervisor de efeitos visuais com mais de uma década de experiência, atualmente explorando as interseções entre a arte e a IA”, escreveu em seu site.

O jovem Rembrandt

recriação do rosto de Rembrandt feita por Nathan Shipley usando inteligência artificial

Rembrandt adulto

recriação do rosto de Rembrandt adulto feita por Nathan Shipley usando inteligência artificial

O talento de Shipley de certa forma resulta em verdadeiras criações hiper-realistas, dessas que uma imagem criada mais parece uma fotografia, e atualiza os tantos séculos prévios à invenção da fotografia e mais ainda do cinema – quando os desenhos e pinturas eram o único meio de se registrar o semblante de uma pessoa.

Sr, Incrível

recriação do rosto do Sr. Incrível feita por Nathan Shipley usando inteligência artificial

Mona Lisa

recriação do rosto da Mona Lisa feita por Nathan Shipley usando inteligência artificial

Além de Shipley, outros artistas como o italiano Dito Von Tease, que transformou personagens de quadrinhos e desenhos em animais da vida real, e do holandês Bas Uterwijk, que também se valeu da inteligência artificial para tornar real o que antes era somente pintura. O Instagram de Shipley está repleto de outras recriações e detalhes de seu incrível trabalho.

A jovem Elizabeth I 

recriação do rosto da jovem Elizabeth I feita por Nathan Shipley usando inteligência artificial

Anna Bolena

recriação do rosto de Anna Bolena feita por Nathan Shipley usando inteligência artificial

Publicidade

© artes: Nathan Shipley


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutor em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Vacina? Em SP, site aponta postos com menos fila para se imunizar contra a covid