Debate

Máscara com nariz de fora rende eliminação de exame e prisão de candidato

Redação Hypeness - 19/01/2021

Um homem de 49 anos foi preso no Japão após se recusar a utilizar corretamente uma máscara facial durante um exame de admissão para faculdade. Ele foi desqualificado da prova e acabou tomando as notícias da terra do sol nascente.

Vestibular no Japão

Homem foi detido após causar distúrbio em vestibular no Japão; ele usava a máscara de forma errada

O homem teve seu nome preservado, mas segundo relatos da polícia local, ele teria sido desqualificado de uma prova de vestibular após recusar-se a utilizar de maneira adequada uma máscara de proteção facial, essencial para a redução de chances de contaminação por covid-19. O homem estava com o nariz para fora da proteção.

Depois ele se escondeu no banheiro do local do exame e recusou-se a abandonar o vestíbulo. Um policial teve de invadir a cabine de privacidade e retirou o homem a força do local de prova. Por conta de sua resistência, ele foi detido pelas autoridades japonesas.

Leia também: Máscara mede ritmo de respiração, qualidade do ar e nível de proteção

A prova tinha um valor similar ao do ENEM brasileiro e a atitude bizarra do homem levou até o ministro da educação japonês, Koichi Hagiuda, a se pronunciar perante ao caso. Ele apoiou a retirada do homem da sala de prova e disse que a prisão foi uma resposta apropriada ao comportamento do senhor de 49 anos de idade.

“O que se sabe sobre a situação é que ela não poderia ser ignorada. Isso porque o perpetrador estava causando distúrbios psicológicos nos outros participantes do exame”, afirmou Hagiuda em uma coletiva de imprensa.

– Enem com abstenção recorde aumenta desigualdade. Ministro ignora pandemia e culpa imprensa

O Centro Nacional de Exames de Admissão para Universidades afirmou que caso o participante tivesse alguma limitação física que o impedisse de utilizar máscaras de proteção facial, ele deveria ter avisado a organização das provas. O Japão disponibiliza salas separadas para pessoas com problemas de saúde que impedem a utilização de máscaras.

O homem que causou o distúrbio não informou qualquer doença previamente e ao ser notificado que utilizava a máscara, disse que “esse era o jeito certo de usar a máscara” para ele.

Publicidade

Fotos: Destaques: © Getty Foto 1: Wikimedia Commons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Ângelo, atleta da ginástica vítima de racismo, se defende de acusação de homofobia