Inspiração

Masculinidade tóxica e seus efeitos viram tema de campanha emocionante

Vitor Paiva - 05/01/2021

Se o machismo e seus efeitos podem ser percebidos em larga escala sobre cada aspecto das relações sociais humanas, sua manutenção pode ser percebida nos menores hábitos, impressões e opiniões – clichês e estereótipos do cotidiano que paulatinamente determinam os grandes preconceitos que carregamos ao longo da vida.

Foi para combater tais traços da masculinidade tóxica que a organização civil Renaissance Youth Leaders Forum, das Filipinas, criou uma campanhas nas redes sociais com o objetivo de lutar contra estigmas se impõem sobre as mulheres e também os homens.

“Homens choram, e tudo bem”

A ideia da campanha #FightTheStigma é justamente de lutar contra as pequenas noções que fomentam o machismo enquanto fenômeno tanto micro e pessoal, quanto macro e social.

Para tal, pôsteres mostrando homens contrariando os mais básicos clichês do que seria a masculinidade – em verdade tóxica e preconceituosa: homens chorando, vestindo rosa, com medo, pedindo ajuda, sendo feministas. Na frase “Homem não veste rosa”, impressa no cartaz, a negativa vem cortada, e no lugar do “não” entra o “pode”.

“Rapazes podem sentir medo – e isso é normal”

“Homens podem vestir rosa”

“Homens devem pedir ajuda”

“Tanto os homens quanto as mulheres sofrem com a masculinidade tóxica”, diz o post de lançamento da campanha.

“É algo que acontece todos os dias, online e off-line. Qual é a cara da masculinidade tóxica? Aqui seguem alguns exemplos. Juntos, vamos ajudar os homens a soltarem suas vozes. Vamos #LutarContraOEstigma com fatos”, assinala o texto. A Renaissance Youth Leaders Forum é uma organização civil ligada à Universidade Silliman, nas Filipinas, dedicada a criar pontes sociais, culturais, econômicas e políticas para promover mudanças positivas na comunidade.

“Rapazes serão respeitáveis e responsáveis por suas ações”

“Homens podem ser feministas”

“‘Gay’ não é um insulto”

“Masculinidade tóxica acontece em toda parte. Essa é sua face”

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutor em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Box de livros: descubra as principais coleções em até 56% OFF no Prime Day