Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Parece um desenho, uma pintura ou uma obra feita pela amostra ou uma incrível animação abstrata, mas é na verdade um dos mais incríveis fenômenos da natureza, em cartaz anualmente nos impressionantes cenários da Dinamarca : a migração dos estorninhos. Trata-se de um tipo de pássaro de comportamento gregário, que voa em imensos bandos formados por milhares ou mesmo milhões de animais , formando nuvens impressionantes, feito cardumes de peixes voadores cruzando os céus do sul do país – e que os grandes fotógrafos dinamarquês Søren Solkær registrou, para o livro intitulado Black Sun , ou Sol Negro.
A revoada dos estorninhos incrível no sul da Dinamarca
Mais do que servir de inspiração, a cena da migração dos pássaros era uma imagem recorrente da infância de Solkær, que nasceu na cidade de Sønderborg, no sul da Dinamarca, e cresceu vendo, durante o outono e o inverno, as nuvens de pássaros cruzando a paisagem – e formando incríveis padrões que subitamente se transformam. “De vez em quando eles inserem um certo drama na cena atacando pássaros ou presas, e a revoada desdobra um verdadeiro e variável balé da vida de tirar o fôlego”, comenta o fotógrafo.
Para Solkær, as manchas lembram rascunhos e manchas de tinta ou mesmo estilos de caligrafia. “Às vezes o coletivo parece possuir um poder coeso como um super fluido, mudando de forma em um fluxo sem fim. Do geométrico ao orgânico, do sólido ao fluido, da matéria ao etério, da realidade ao sonho – uma transformação na qual o tempo real deixa de existir, e o tempo mítico prevalece”, comenta o artista.
“Esse é o momento que procurei capturar – um fragmento de eternidade”.
Apesar da relação profunda com os pássaros e a natureza, curiosamente o trabalho de Søren Solkær é reconhecido por registrar grandes nomes do rock e do pop internacionais. Artistas como Amy Winehouse, The White Stripes, Björk, Franz Ferdinand, Arctic Monkeys, REM, U2, Metalica, Primal Scream, Regina Spektor, Vampire Weekend e Led Zeppelin são alguns que já posaram para as lentes do fotógrafo dinamarquês – que costuma colaborar com revistas como Q Magazine, GQ e Rolling Stone, entre outras.
Seu registro da migração dos estorninhos, porém, é para ele uma obra especial – que foi reunida no livro Black Sun, à venda no site do artista.
Publicidade
A nudez ainda é vista como um tabu em nossa sociedade e a fotografia é uma ótima maneira de explorar nossa relação...
A nossa sociedade ainda é cheia de padrões duvidosos no que se diz respeito à questão dos gêneros e seus direitos....
Nas fotos, eles mostram que já têm alguns brinquedos, utensílios e um sorriso mais que verdadeiro. Em um ensaio...
Paz, amor, música e São Francisco (EUA), ou, mais especificamente, Haight Ashbury, o distrito que foi palco do...
Bem legal o projeto “A Girl and Her Room” da fotógrafa Rania Matar, ele nos mostra algumas realidades e...
Alguns fenômenos da natureza só se mostram àqueles que têm coragem de sair de sua zona de conforto. Na última...
Se tradicionalmente o termo “lobo do mar” se refere a um velho marujo, que tenha passado boa parte de sua vida...
Cruzamos com tantas pessoas na vida, que por vezes temos vontade de perguntar: o que fazem elas? O que as motiva, do...
"A alma tem um intérprete, muitas vezes. ... muitas vezes inconsciente, mas ainda um intérprete verdadeiro, são...