Ciência

Missões espaciais mais aguardadas do ano incluem pouso em Marte e asteroide duplo

Redação Hypeness - 18/01/2021 | Atualizada em - 19/01/2021

O ano de 2020 foi desafiador para a ciência em muitos aspectos. A pandemia do coronavírus fez cientistas de todo o mundo voltarem suas expertises em busca de tratamentos e vacinas eficazes e seguras. Mesmo com as impossibilidades impostas pelo isolamento e pelos lockdowns em alguns países, estudiosos envolvidos com pesquisas aeroespaciais conseguiram avançar em muitos aspectos. 

Nasa dá detalhes, incluindo data e horário em que asteroide pode atingir Terra

O satélite Turksat 5A decola carregado pelo Falcon 9 da SpaceX, em janeiro de 2021.

As missões espaciais planejadas para 2021 serão muito importantes para determinar os próximos passos da exploração do universo. Vem ver algumas delas:

SpaceX em Marte

Elon Musk segue sua empreitada de dominação das estrelas e pretende enviar mais um protótipo do foguete Starship para Marte no começo do ano mesmo. Da última vez que a nave, uma explosão na hora do pouso de volta à Terra afetou o sucesso completo da operação.

Perseverance, da Nasa, e Hope Mars, dos Emirados Árabes, em Marte

O rover aventureiro da agência espacial norte-americana tem previsão de pousar no planeta vermelho em 18 de fevereiro. O objetivo da missão é que o veículo busque sinais que provem a existência de vida microbiana em Marte no passado. Ele também deve coletar material geológico para pesquisas quando e se conseguir retornar à Terra. 

A sonda Hope Mars, dos Emirados Árabes, é outra máquina aguardada em Marte para o primeiro trimestre. Ela deve entrar em órbita no planeta para iniciar as pesquisas do país do Oriente Médio no local. 

O mapa de Marte detalhado que se tem até agora feito a partir de fotos tiradas da Terra

CST-100 Starliner

A aeronave em forma cônica será responsávelor levar astronautas até à Estação Espacial Internacional. Ainda em fase de testes, ela deve ser lançada ao espaço em 29 de março para completar um voo teste na órbita da Terra. A viagem tripulada pode acontecer até o fim do ano. 

O módulo CST-100 Starliner depois de retornar de um teste.

Longa Marcha 5

A previsão é que o foguete da China chegue ao planeta vermelho no fim de abril ou início de março. A ousada missão recebeu o nome de Tianwen-1 e tem a intenção de levar um módulo de pouso e um rover para orbitar e explorar o planeta. 

Asteroide Duplo: Didymos

A Nasa, em parceria com a SpaceX, vai mandar o foguete Falcon 9 para encontrar uma dupla de asteroides chamada Didymos. A intenção é que o módulo alcance o menor dos dois, que tem cerca de 150 metros de diâmetro, para tentar modificar sua rota. O objetivo é pesquisar formas de evitar que situações catastróficas eventuais possam acontecer com a Terra. O lançamento deve acontecer em 22 de julho. 

Nasa mostra o que acontece se um astronauta deixa cair algo no espaço

A simulação do satélite se aproximando dos asteroides Didymos.

Missão Lucy

A missão da Nasa tem como objetivo ir ao encontro de oito asteroides nos próximos dez anos. O primeiro lançamento deve acontecer em 16 de outubro tendo os Trojans, um conjunto de corpos celestes, como objetivo.

James Webb

Após quase uma década de atraso, a Nasa pretende finalmente colocar no espaço o telescópio James Webb, que deverá pesquisar a formação das primeiras galáxias e estrelas. Ele é tido pela agência espacial como “o observatório mais complexo do mundo”.

Engenheiros e técnicos trabalham no James Webb em novembro de 2016, no Centro Espacial de Goddard da Nasa, em Maryland.

 

 

Publicidade

Destaques: Nasa // Foto 1, 2 e 4: Getty Images / Foto 3: Nasa


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Veganos são mais felizes que carnívoros de acordo com esta pesquisa