Debate

Moedas de ouro do tempo do Brasil colônia são encontradas enterradas no Pará

por: Vitor Paiva

Um verdadeiro tesouro formado por centenas de moedas de ouro e bronze e datadas de 1819 foi desenterrado no quintal de uma casa em Colares, município localizado no nordeste do estado do Pará . Algumas fotos mostrando das moedas encontradas e delas sendo carregadas em um carrinho de mão rapidamente foram encontradas na internet, assim como anúncio de venda do tesouro em sites. A prefeitura da cidade já se pronunciou, avisando que a polícia já foi acionada e que a comercialização de tal patrimônio é proibida.

Centenas das moedas encontradas em Colares, no Pará

Centenas das moedas encontradas em Colares, no Pará

As moedas foram encontradas por um grupo de moradores da região que utilizou detectores de metal – em um terreno onde, no passado, funcionou um porto dos Cabanos – grupo de negros ex-excravos, índios e tapuios que viviam em cabanas e que instauraram um governo popular no estado entre 1835 e 1840. Tudo indica que as moedas foram cunhadas pelo império, e alguns apresentam os dados de 1819 e o valor de vinte réis impressos.

Detalhe de uma das moedas encontradas em Colares, no Pará

A descoberta foi classificada como “tesouro” pela prefeitura da cidade, que lembrou que esse tipo de artefato é parte do patrimônio histórico, e deve ser catalogado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) junto ao governo do estado, para que possam ter sua origem e importância determinadas, assim como seu valor – prints mostram que, na rede, algumas moedas estavam à venda por R$ 160 reais.

Detalhe de uma das moedas encontradas em Colares, no Pará

À esquerda, a frente de uma das moedas; à direita, anúncio vendendo parte do tesouro

A polícia civil já abriu um inquérito, para investigar a descoberta e a venda das moedas. Segundo Maria Lucimar, prefeita de Colares, o material é tesouro histórico do município, e deve ser resguardado e estudado. “Nossa história não está a venda! Já estamos tomando as medidas para ter de volta o patrimônio”, afirmou, em pronunciamento.

como moedas encontradas em Colares, no Pará

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

© fotos: Prefeitura de Colares / reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ana Maria mostra desconhecimento total sobre racismo ao criticar postura de Lumena no ‘BBB’