Uma mulher não consegue aproveitar um momento de lazer com o marido e os amigos sem ser sexualizada? Esse é o questionamento de Patrícia Melo, de 42 anos, moradora do Rio de Janeiro, que estava em um bar em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, quando, ao pedir a conta, ficou sem acreditar no que estava escrito na comanda de consumo.
Entre os itens consumidos, estava escrito na comanda “moça do peitão”, para fazer referência a Patrícia. “Um total abuso e desrespeito. Eu nunca imaginei que isso iria acontecer na minha vida”, afirmou ela em entrevista ao G1. Patrícia também utilizou as redes sociais para relatar o constrangimento.
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O gerente do bar pediu desculpas e disse que era prática ‘comum’ identificar os clientes utilizando características físicas
‘Sofri muito para ficar quieta’
O caso aconteceu no último dia 10 de janeiro e foi registrado na Delegacia do Consumidor (Decon). Além disso, um processo por danos morais foi aberto contra o estabelecimento, segundo o advogado de Patrícia.
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De acordo com Patrícia, ao ser questionado, o gerente do bar pediu desculpas e disse que era prática ‘comum‘ identificar os clientes utilizando características físicas. “Minha indignação é por mim e por tantas mulheres que sofrem diariamente tais abusos e simplesmente se calam… Você não tem que se calar. O desrespeito bate à nossa porta! Não brinque. Nem ache engraçado. Podia ser com você! […] Já sofri muito para ficar quieta. Sou mulher e mereço respeito”, declarou ela.
Em nota, a Ambev, empresa responsável pelo estabelecimento, informou que tem reforçado o treinamento de toda a equipe para que situações como essa não se repitam e que adotou “as medidas cabíveis com os colaboradores envolvidos”.
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Mulher relata assédio e processa bar após ser chamada de ‘moça do peitão’ em comanda
“Assim que soubemos do ocorrido conversamos com a cliente para pedir desculpas. Lamentamos profundamente pela ocorrência dessa situação – que não reflete o respeito, que é um dos nossos principais valores – e reforçamos publicamente nosso pedido de desculpas. Informamos ainda que apuramos internamente o caso e adotamos as medidas cabíveis com os colaboradores envolvidos, bem como estamos reforçando os treinamentos com toda a equipe para que situações assim não voltem a ocorrer”, se manifestou a empresa.