Ciência

NASA mostra o antes e o depois de pontos do planeta afetados pelas mudanças climáticas

por: Redação Hypeness

Ainda que se trate de um complexo processo de desequilíbrio entre sistemas, ecossistemas e o próprio clima do planeta, os efeitos das mudanças climáticas são completamente visíveis e perceptíveis a olho nu – não é preciso ser um cientista para notar que nas últimas décadas uma geleira praticamente desapareceu, um determinado oceano secou, outro lago deixou de existir.

Mar Ártico, antes e depois

Da mesma forma, outros desses efeitos podem ser sentidos na pele – literalmente: incêndios, enchentes, tsunamis, secas e outros fenômenos vem se tornando cada vez mais frequentes. Além, portanto, de monitorar diretamente tais processos, grandes instituições vem se dedicando a registrar as mudanças como uma forma também de denúncia – e é isso a que se propõe a plataforma Images Of Change, ou Imagens da Mudança, em tradução livre. Desenvolvida e mantida pela NASA, a plataforma documenta o antes e o depois de diversos pontos do planeta afetados diretamente pelas mudanças climáticas – ilustrando para quem quiser ver os impactos dos derretimentos, secas, desmatamentos e, tragicamente, muito mais.

Geleira Muir, no Alaska

Mar de Aral, na Ásia

Lago Powell, Arizona e Utah, nos EUA

Lago Poopó, Bolívia

Geleira Ok, na Islândia

Enchentes provocadas pelas chuvas no Peru

Geleiras na Nova Zelândia

Geleira Columbia, no Alasca

Erosão em praia no Texas, EUA

Publicidade

© fotos: NASA


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Arqueólogos descobrem antiga loja de comida de rua enterrada pela lava em Pompeia