Nasa revela imagens do ‘Grand Canyon de Marte’ 10 vezes maior que o da Terra

Redação Hypeness - 15/01/2021 | Atualizada em - 18/01/2021

Marte pode até ser o planeta que mais se parece com a Terra para, quem sabe um dia, receber vida humana. Mas, na disputa de quem tem o maior “Grand Canyon”, o planeta vermelho leva a dianteira. A Nasa revelou nesta semana fotos do Valles Marineris, considerado o maior desfiladeiro do sistema solar, que é cerca de dez vezes maior em comprimento do que a formação rochosa do Arizona, nos Estados Unidos.

Astrônomos encontram evidências de grande rio em Marte que correu há 3,7 bilhões de anos

O cânion tem cerca de 4 mil quilômetros de extensão. A título de comparação, a distância é um pouco maior do que ir de São Paulo a Manaus de carro. Além disso, as montanhas de Valles Marineris têm uma profundidade três vezes maior, algo comparado aos oceanos que temos na Terra. As imagens reveladas pela Nasa foram feitas  pela Mars Reconnaissance Orbiter, sonda americana que procura evidências de existência de água em Marte.

O mapa de Marte detalhado que se tem até agora feito a partir de fotos tiradas da Terra

Uma das perguntas ainda não respondidas pelos pesquisadores é sobre como Marte conseguiu formar um cânion tão profundo. Isso porque o planeta tem temperaturas muito elevadas e um clima muito seco para abrigar um rio que fosse capaz de criar a formação rochosa. A teoria que parece ser mais acertada atribui a criação do cânion a erupções vulcânicas na região de Marte conhecida como Tharsis.

O Grand Canyon americano levou cerca de 17 milhões de anos para se formar como conhecemos hoje. A idade foi estimada em 2008, por um artigo publicado na renomada revista científica “Science”.

Marte com inverno de mais de -120ºC complica presença humana