Ciência

Nem todo sorriso é o que parece. Veja diferença entre um riso falso e um sincero

Redação Hypeness - 27/01/2021

Diferenciar um sorriso falso de um verdadeiro se tornou objeto de pesquisa do médico neurologista Guillaume Duchenne (1806 – 1875) durante o século 19. Conhecido por estudar os efeitos da eletricidade no corpo humano, o cientista dá nome ao chamado “sorriso de Duchenne“, considerado o único tipo de sorriso que transmite felicidade.

Sorriso falso x sorriso verdadeiro

Tido como visionário por uns, e louco por outros, Duchenne fez testes para distinguir sorrisos falsos de verdadeiros a partir de choques elétricos leves aplicados em alguns pontos do rosto humano. Os choques estimulavam os músculos, e Guillaume, por sua vez, observava as expressões faciais provocadas pelas correntes.

Após um determinado período de pesquisa, o neurologista concluiu que o músculo zigomático maior — localizado na região das bochechas — contraía e esticava os lábios para sorrir, o que tracionava os cantos da boca em direção às orelhas. Isso fazia com que a boca formasse uma espécie de “U”, o que viria a ser identificado como uma das principais características de um sorriso verdadeiro.

Duas amigas dando risadas em um local gramado

Quando os cantos da boca parecem ‘apontar’ em direção à orelhas, é bastante provável que o sorriso não seja falso

Além disso, Duchenne também percebeu que alguns músculos ao redor dos olhos formam rugas conhecidas como “pés de galinha” ao serem contraídos, o que ele também veio a identificar como aspecto de sorrisos verdadeiros — pelo menos, em grande parte das pessoas.

Guillaume Duchenne finalizou os estudos sobre o assunto em 1862, mas foi bastante contestado por outros cientistas e especialistas da época. Por conta de percalços dessa natureza, as teorias desenvolvidas pelo médico apenas vieram a ser reconhecidas na década de 1970.

Olhos castanhos de uma mulher que aparenta estar sorrindo

A formação dos famosos ‘pés de galinha’ ao redor dos olhos indicam sorrisos verdadeiros

Como saber se um sorriso é verdadeiro?

Mesmo que identificar um sorriso verdadeiro com precisão seja tarefa para estudiosos especializados no assunto, há algumas características que podem te ajudar a descobrir se um sorriso acontece de forma verdadeira ou não. Veja:

  • Observe se os lábios formam uma espécie de “U” com os cantos da boca “apontando” em direção às orelhas;
  • Em muitas pessoas, um sorriso de verdade provoca a aparição de rugas no canto dos olhos, também conhecidas como “pés de galinha”;
  • Procure também por rugas que se formam em áreas próximas ao nariz, às bochechas e abaixo das pálpebras inferiores;
  • Olhos levemente fechados ou entreabertos enquanto as bochechas se levantam e as sobrancelhas se abaixam também são sinais de sorrisos verdadeiros.
Dois amigos gargalhando muito enquanto estão iluminados por uma luz colorida

Mais importante do que analisar se um riso é verdadeiro, é aproveitar o momento e se divertir junto

Com informações de “Mega Curioso“.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Nasa detalha ‘sabre de luz de Star Wars’ fotografado em Marte