Sustentabilidade

Nova unidade de conservação da Mantiqueira é criada no Vale do Paraíba

Vitor Paiva - 12/01/2021 | Atualizada em - 05/03/2021

Localizados entre os municípios de Cruzeiro e Pirquete, no Vale do Paraíba, estado de São Paulo, mais de 10 mil hectares de florestas, campos, rios e montanhas serão transformados em Monumento Natural (MoNa) e Unidade de Conservação – categoria que proíbe qualquer tipo de intervenção humana nos recursos naturais do espaço. Intitulado Monumento Natural da Mantiqueira, esse é o terceiro MoNa estabelecido no estado, e será gerido sob responsabilidade da Fundação Florestal com a capacidade de preservação de cerca de 400 espécies na área.

A área tem como atrativo principal o Maciço Marins-Itaguaré, com algumas das mais altas montanhas do estado – a Travessia Marins-Itaguaré é uma das mais frequentadas por montanhistas e alpinistas. Inserido na bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, o novo Monumento Natural conta com diversas cachoeiras, tendo como principais o Complexo do Curiaco (Poço do Curiaco e Cachoeira do Amor), a Cachoeira do Alemão,  a Cachoeira do Jaracatiá e a Cachoeira das Andorinhas.

Cachoeira das Andorinhas

Um outro ponto turístico curioso incluído no MoNa é o Túnel da Mantiqueira, um túnel ferroviário com 997 metros de extensão localizado exatamente na fronteira entre os estados de São Paulo e Minas Gerais.

Entrada do Túnel da Mantiqueira

Inaugurado em 1884, o local foi cenário de algumas das mais importantes batalhas da Revolução Constitucionalista de 1932. Além das cachoeiras, das vias de escalada e dos maciços a região possui diversos caminhos de trilha.

Nascer do sol no Pico dos Marins

O trecho faz parte do circuito paulista da Estrada Real, maior rota turística do país, com  1630 quilômetros de extensão entre Minas, São Paulo e o Rio de Janeiro. Com o estabelecimento dos 10 mil hectares em Monumento Natural da Mantiqueira, a previsão é de que cerca de R$ 2 milhões sejam investidos pela preservação do espaço pela Câmara de Compensação Ambiental (CCA) do estado de São Paulo.

Publicidade

© fotos: Wikimedia Commons/CC


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.